
O maior evento dedicado aos vinhos portugueses no Brasil, Vinhos de Portugal, chega à sua 12ª edição com uma programação robusta para os apaixonados por vinho, profissionais do setor e curiosos em geral. Em 2025, o festival será realizado entre os dias 6 e 8 de junho no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, e de 13 a 15 de junho no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Com entrada gratuita para a área principal, o evento oferece uma agenda diversificada que une lazer, cultura e gastronomia. Os ingressos para as salas de degustação e provas já estão à venda, com valores a partir de R$170 e R$300, respectivamente.
Mais de 650 rótulos e presença de cerca de 80 produtores
Durante os três dias de evento em cada cidade, o público terá a oportunidade de conhecer e degustar mais de 650 rótulos de cerca de 80 produtores portugueses, provenientes de renomadas regiões vinícolas como Douro, Alentejo, Dão, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Vinhos Verdes, Península de Setúbal e Porto.
As salas de degustação contarão com 20 sessões — 10 por cidade — com duração de duas horas, sendo a primeira de cada edição voltada exclusivamente para profissionais do setor. Nestes espaços, os visitantes poderão explorar livremente os vinhos disponíveis, interagindo com os produtores.
Provas temáticas com especialistas renomados

Além das degustações, o evento se destaca pelas 31 provas temáticas, conduzidas por especialistas de renome no mundo do vinho. Com duração de uma hora e limite de 30 participantes por sessão, as provas são experiências aprofundadas que propõem reflexões sobre terroirs, uvas, safras e estilos.
Entre os nomes confirmados para conduzir as provas estão o Master of Wine Dirceu Vianna Júnior, o crítico Jorge Lucki (Valor Econômico), a premiada sommelière Cecilia Aldaz (restaurante ORO, duas estrelas Michelin), os jornalistas Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho (Público), além de Luís Lopes, crítico e diretor da revista Grandes Escolhas.
Os temas das provas variam entre homenagens a figuras importantes do setor e investigações profundas sobre castas portuguesas, como “Touriga Nacional, de norte a sul”, “Ramos Pinto: as histórias de vinhos emblemáticos”, “A alma dos vinhos do Douro”, “Elas por elas: seis vinhos e suas criadoras” e “Jorge Rosa Santos: a arte de criar vinhos icônicos”.
Novidade: prova às cegas
Um dos destaques da edição 2025 é a estreia da prova “Portugal às cegas”, que será realizada em ambas as cidades. Nesta experiência, os rótulos degustados são mantidos em segredo até o final da sessão, proporcionando uma vivência sensorial descomprometida de rótulos e expectativas. No Rio, ela acontece no domingo, 8 de junho, das 13h às 14h; em São Paulo, na sexta-feira, 13 de junho, das 17h30 às 18h30.
Realização e parceiros
O Vinhos de Portugal é uma realização dos jornais O Globo, Valor Econômico e Público, em parceria com a ViniPortugal. Conta ainda com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Comissões de Vinho das regiões portuguesas, Turismo de Portugal, além de parceiros institucionais e comerciais como Fairmont Rio, Porto Di Vino, Sadia, CBN e Azul Linhas Aéreas.
A curadoria do evento é da Out of Paper e a assessoria de imprensa é da InPress Porter Novelli.
Serviço – Vinhos de Portugal 2025
Rio de Janeiro
Jockey Club Brasileiro – Gávea
6 a 8 de junho de 2025
Sexta: 12h às 23h | Sábado: 11h às 23h | Domingo: 11h30 às 22h
São Paulo
Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera
13 a 15 de junho de 2025
Sexta: 12h às 23h | Sábado: 11h às 23h | Domingo: 12h às 22h
Leia também: https://blogvinhotinto.com.br/destaquesdoblog/dia-do-sommelier-29-de-agosto-ou-3-de-junho/