5 vinhos premiados para o inverno, segundo a Porto a Porto

Rótulos de diferentes países conquistam altas pontuações em guias especializados e prometem aquecer os dias frios com elegância

Com a chegada do inverno, vinhos tintos encorpados ganham destaque por oferecerem uma experiência sensorial acolhedora e harmonizarem bem com pratos intensos, como carnes assadas, guisados e queijos curados. Pensando nisso, a importadora Porto a Porto selecionou cinco rótulos de diferentes origens, todos premiados por críticos e publicações especializadas.

As sugestões incluem vinhos elaborados com uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Carménère, reconhecidas por suas notas de frutas escuras, especiarias e taninos presentes. Confira os destaques:

Quinta de Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria (Portugal)

Produzido com uvas Baga da região das Beiras, o vinho da safra 2017 recebeu 95 pontos do crítico Robert Parker. Elaborado por João Portugal Ramos, é encorpado e equilibrado, com notas de ameixas, pinho e especiarias. Amadureceu 14 meses em barricas de carvalho francês. Ideal para acompanhar carnes nobres e queijos curados.

Tabali Micas Carménère (Chile)


Este tinto da safra 2022 obteve 93 pontos no guia Descorchados. Traz aromas de cravo, frutas negras, chocolate e especiarias. No paladar, é volumoso e elegante, com taninos macios e bom equilíbrio entre fruta e madeira. Passou 18 meses em barricas francesas. Harmoniza com carnes grelhadas, massas com molho de carne e pratos da culinária indiana.

Norton Altura Malbec (Argentina)


Representando o terroir de altitude de Mendoza, este Malbec da safra 2022 conquistou 94 pontos no Descorchados. Envelhecido por 12 meses em carvalho francês, seguido de 6 meses em adega, exibe notas de frutas maduras e mineralidade marcante. Um tinto robusto, que reflete a tipicidade das vinhas altas argentinas.

Michele Chiarlo Barbaresco DOCG Asili (Itália)


Com 93 pontos atribuídos por James Suckling e pela Wine Spectator, a safra 2019 se destaca pela elegância e complexidade. Apresenta aromas de frutas vermelhas, violetas e especiarias, além de final longo e macio. Maturado por 18 meses em barricas, combina bem com risotos de cogumelos, cordeiro e carnes suínas assadas.

Clos Floridène Tinto (França)


Originário de Bordeaux, o vinho assinado pela Domaine Denis Dubourdieu obteve entre 90 e 91 pontos de James Suckling na safra 2019. No aroma, aparecem groselha negra, morango, hortelã e tabaco. Na boca, taninos potentes e sedosos completam a experiência. Amadureceu 12 meses em carvalho francês e é indicado para acompanhar carnes de caça e queijos maturados.

Mais informações
Instagram: @portoaporto
Site: www.portoaporto.com.br

Leia tambémSão Roque combina lazer e gastronomia nas férias

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Dicas práticas para trazer vinhos do exterior. Confira!

Os enófilos costumam aproveitar as viagens internacionais para comprar marcas de vinhos dos países que…

Produtores de vinho miram o Brasil

Enquanto o mercado global de vinhos enfrenta uma crise, o Brasil surge como alternativa promissora…

NOTAS DE VINHO – De 26 de junho a 3 de julho

Notas de Vinho — Seu Boletim Semanal de Notícias Enogastronômicas Nesta edição, confira os destaques…

Jantar com Jean-Jacques Dubourdieu no Le Vin Brasília

No dia 8 de julho, Brasília será palco de uma noite especial para os apreciadores…