Embrapa leva inovação à Expovitis 2025 em Brasília

Evento reunirá mais de 110 vinícolas e apresentará o que há de mais atual na vitivinicultura nacional

A Embrapa marcará presença na Expovitis 2025 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo, que acontece de 19 a 21 de junho de 2025, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, em Brasília (DF). O evento reunirá mais de 110 vinícolas e contará com mais de 400 rótulos disponíveis para degustação, representando a diversidade e a qualidade dos vinhos produzidos em diferentes regiões do Brasil. A programação da feira é extensa e proporciona uma experiência completa para os visitantes, com palestras técnicas, degustações harmonizadas, pratos típicos e roteiros de enoturismo, além de espaços dedicados à cultura, gastronomia e negócios. A Expovitis tem se consolidado como uma vitrine da vitivinicultura brasileira em expansão, com destaque para o potencial do Planalto Central.

A Embrapa Cerrados (DF) e a Embrapa Uva e Vinho (RS) estarão juntas no estande apresentando soluções tecnológicas, cultivares e inovações para a vitivinicultura e a fruticultura na região do Cerrado. Entre os destaques, estarão as uvas brasileiras, ou as BRS, desenvolvidas especialmente para as condições edafoclimáticas do país pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, liderado pela Embrapa. Os visitantes poderão conhecer especialmente duas cultivares brancas, a BRS Lorena e a BRS Bibiana.

A BRS Lorena é uma uva branca aromática de alto potencial enológico, ideal para a elaboração de vinhos finos leves, espumantes  e suco de excelente qualidade, além do Lorena Ativa, um vinho branco desenvolvido através de três tecnologias: a variedade de uva BRS Lorena , a linhagem de levedura Embrapa 1WT/97 (Saccharomyces cerevisae) e um sistema de vinificação que aumenta a extração de compostos benéficos à saúde, como polifenóis e resveratrol.  Já a BRS Bibiana  é uma variedade branca de ciclo precoce, com alto rendimento e equilíbrio entre açúcar e acidez, ideal para vinhos jovens e frescos. Ambas têm se destacado em diversas regiões produtoras e se mostram promissoras também para o Cerrado.

“As cultivares da série BRS, desenvolvidas com foco nas condições do Brasil, têm se destacado por sua qualidade enológica e contribuição à identidade do vinho brasileiro nas diferentes regiões brasileiras. Acreditamos que elas também serão excelentes apostas para o Cerrados”, antecipa a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Andrea De Rossi.

Além do estande, a Embrapa participa da programação técnica da feira no dia 21 de junho, às 9h30, durante o Painel Inovação e Pesquisa. O pesquisador Celito Guerra, da Embrapa Uva e Vinho, apresentará a palestra “Vinicultura: Pesquisa e inovação enológica em novas regiões vitivinícolas”, com ênfase na utilização de leveduras autóctones, que também poderão ter seus vinhos, elaborados em parceria com a Vinícola Manus, degustados no estande da Embrapa. O painel também contará com contribuições de especialistas da UniPampa, FAP-DF, IFRS/BG e ABS/RS, com temas como castas não convencionais, nutrição vegetal com tecnologia Horiba® e os benefícios dos polifenóis.

Para o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, a parceria da unidade com a Embrapa Uva e Vinho e o setor produtivo tem sido muito importante para atender demandas reais para ações de pesquisa e desenvolvimento e de transferência de tecnologia com a vitivinicultura na Região do Cerrado. “Já existem experiências de sucesso no cultivo de uvas para vinhos finos no Cerrado, com vinhos sendo laureados com premiações nacionais e internacionais. Também há experiências de sucesso no cultivo de uvas para mesa de alta qualidade na região, com grandes oportunidades para ações de transferência de tecnologia e inovação”, lembra. Parte dessas experiências foram apresentadas na primeira edição da Expovitis em 2024 e serão atualizadas na edição de 2025.

A feira tem como propósito fomentar o empreendedorismo, fortalecer conexões entre os elos da cadeia produtiva e posicionar o Planalto Central como uma nova referência nacional na produção de vinhos e uvas de qualidade. A programação oficial também inclui expositores de máquinas, insumos, equipamentos vitícolas e enológicos, além de um espaço cultural com shows, gastronomia e visitas guiadas aos vinhedos da região.
Beijos

Serviço
Expovitis Brasil 2025 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo
Data: 19 a 21 de junho
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – Rodovia Júlio Garcia – BR 251, km 05 – PAD-DF – Distrito Federal
Programação e mais informações: expovitis.com.br

 

Leia tambémMineralidade no vinho: termo técnico ou puro marketing?

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Union Distillery apresenta Vintage 2005 Double Wood

A Union Distillery, referência na produção nacional de whisky, apresenta ao mercado o Pure Malt…

Sabores da Itália marcam o Na Praia 2025

A nova edição do Na Praia Festival já começou e, além da programação musical, a…

Universidade do Vinho será inaugurada no Rio de Janeiro

Você já ouviu falar numa universidade do vinho? Pois é. Ela agora é realidade. E…

Aurora aposta em rosé com D.O. e vendas online

A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de ampliar sua linha de espumantes premium com o lançamento…