A capital federal recebe, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a segunda edição do Festival da Cachaça de Brasília. O evento será realizado no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson e promete atrair entusiastas da bebida mais tradicional do país, com entrada gratuita a partir do dia 29. A programação inclui degustações, oficinas, palestras, atrações musicais e rodadas de negócios.
Com mais que o dobro do espaço e do número de expositores da edição anterior, o festival contará com mais de 600 rótulos representados por 88 produtores. Em 2024, o evento reuniu 48 marcas. A estrutura montada ocupará mais de 2 mil metros quadrados, destacando a importância econômica, cultural e histórica da cachaça no Brasil.
O lançamento do Mapa da Cachaça, plataforma digital dedicada à valorização e à difusão da bebida, abrirá a programação no dia 28, em cerimônia fechada para convidados e autoridades. A partir do dia 29, o público poderá participar de uma ampla grade de atividades, incluindo workshops conduzidos por especialistas, palestras temáticas e experiências sensoriais.
“A proposta é aproximar o público do universo da cachaça, quebrar preconceitos e mostrar o valor da cadeia produtiva para o país”, afirma Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), organizador do festival em parceria com a Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do DF.
O evento também reflete o crescimento do setor na região. Desde a primeira edição, em 2024, a produção de cachaça no Distrito Federal registrou aumento de 35%. Um novo alambique foi regularizado e outros dois estão em processo de formalização.
Segundo o Anuário da Cachaça 2024, o Brasil exportou mais de US$ 20 milhões da bebida no ano passado, recorde histórico e incremento de 0,7% em relação ao ano anterior.
Diversidade de atrações
Durante os quatro dias de festival aberto ao público, visitantes poderão participar de oficinas, mesas redondas e podcasts ao vivo. Entre os temas abordados estão o uso da cachaça na gastronomia, técnicas de coquetelaria, exportação, produção legal e valorização do produto no mercado.
Além da programação técnica, o festival contará com apresentações musicais. Os shows começam no dia 30 de maio, com Karika, e seguem até o dia 1º de junho, com MBQ – Música Brasileira de Qualidade, Rock Beats e 3noBrega.
Entidades confirmadas
A segunda edição do Festival da Cachaça contará com apoio de diversas entidades ligadas ao setor, entre elas: Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Associação Nacional da Cachaça de Alambique (ANPAQ), Instituto Brasiliense da Cachaça de Alambique, Associação do Cerrado Mineiro (CaCem), Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (PB), Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (APAR), Associação dos Produtores Artesanais Cachaça Salinas (APACS) e Associação Goiana de Produtores de Cachaça de Alambique (AGOPCAL).
Serviço
Estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson
28 de maio a 1º de junho
Das 12h30 às 23h
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos
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