Festival de churrasco estreia na Expotchê 2025

A tradicional feira Expotchê chega à 32ª edição com uma grande novidade: o Churras Tchê – 1º Festival de Churrasco da Expotchê. O evento, que acontece entre os dias 6 e 15 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, promete uma imersão cultural e gastronômica no melhor da tradição gaúcha.

Sob a curadoria da assadora Clarice Chwartzmann, o novo espaço será totalmente dedicado à cultura do fogo e da carne. O festival reunirá estações de preparo ao vivo, mestres da brasa, degustações, atrações culturais e experiências sensoriais. A proposta é celebrar o churrasco como patrimônio cultural, promovendo o intercâmbio entre assadores e valorizando a identidade do sul do Brasil. O Churras Tchê funcionará em uma área exclusiva, no estacionamento da entrada A do evento.

Além do churrasco, a Expotchê 2025 apresenta um verdadeiro roteiro gastronômico pelos sabores do Rio Grande do Sul. Diversas praças temáticas serão distribuídas pelo evento, como a Praça do Chimarrão, onde os visitantes poderão conhecer e experimentar ervas selecionadas, cuias artesanais e tradições ligadas à bebida símbolo do gaúcho.

Na Praça do Pão, cucas e pães coloniais são preparados na hora, evocando as festas típicas do interior. Já a Praça do Chocolate convida os apaixonados por doces a se deliciarem com bombons artesanais, barras, fondues e outras variações do cacau. Para os amantes do vinho, a Praça do Vinho trará rótulos selecionados, incluindo a participação da Vinícola Monte Reale, com vendas em taças, garrafas e caixas, além de uma cenografia inspirada na arquitetura da vinícola.

O espaço do Tchê Bier reforça o clima festivo com uma carreta da Heineken e seus grandes tonéis de chopp, promovendo um ambiente de confraternização.

Outro destaque é a presença da agroindústria familiar, com produtos típicos vindos de mais de 20 municípios do interior gaúcho, como charque, queijos, embutidos, mel, doces artesanais, vinhos orgânicos e cachaças. A iniciativa é fruto de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a FETAG-RS.

Segundo Rômulo Mendonça, diretor-geral da Rome Eventos, organizadora da Expotchê, “com o Churras Tchê e a diversidade de sabores oferecidos nos estandes e praças temáticas, mostramos que a comida também é uma forma de contar a história do Rio Grande”.

Realizada desde 1992 e incluída no Calendário Oficial do Distrito Federal (Lei nº 3.622/2005), a Expotchê é um dos maiores eventos culturais da capital. Nesta edição, reúne mais de 70 apresentações artísticas, moda, produtos coloniais e atrações para toda a família, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura gaúcha.

Leia tambémSerra da Mantiqueira se firma como destino enoturístico

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Rota do Vinho em Brasília: Experiências para Curtir o Inverno sem Sair do DF

Com o friozinho tomando conta de Brasília, nada melhor do que aproveitar o clima para…

Vinho sem álcool não é suco: entenda como é feito

O consumo de bebidas desalcoolizadas tem crescido em diversas partes do mundo, acompanhando uma tendência…

Projeto oferece formação gratuita em empreendedorismo gastronômico

Inscrições vão até 20 de junho; participantes aprendem com nomes como João Barcelos (iFood) e…

Dia dos Namorados: jantar em casa é tendência

Comemorado em 12 de junho, o Dia dos Namorados segue como uma das datas mais…