Pesquisa inédita sobre consumo de vinho brasileiro

Vinho Brasileiro
Vinho Brasileiro

Uma nova pesquisa nacional revela dados promissores para o setor vitivinícola do país. O levantamento, conduzido pelo Instituto MDA Pesquisa por meio de um convênio entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional , mostra que o vinho nacional tem conquistado novos públicos e se consolida como uma escolha cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

A pesquisa reuniu 1.709 pessoas que consomem bebidas alcoólicas, entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, revelando um panorama positivo para o setor. Segundo os dados, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período , com destaque para consumidores mais jovens (18 a 24 anos), especialmente mulheres, com maior escolaridade e renda, e residentes nas regiões Sul e Sudeste.

“Os confirmam que temos um produto de qualidade, competitivo e com forte identificação com o consumidor nacional. O vinho brasileiro está presente na mesa das famílias e em momentos de celebrações, lazer e bem-estar”, destaca o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Entre os consumidores que consumiram vinho nos últimos três meses (68,5% dos entrevistados), mais da metade (52%) consome uma bebida diariamente ou semanalmente , o que reforça a fidelização do público. Uma pesquisa também revelou que 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês , com maior concentração de compra na faixa entre R$ 30 e R$ 70 , o que demonstra o potencial de competitividade do vinho brasileiro nas faixas de preço mais acessíveis.

O estudo aponta o vinho tinto como o preferido por 80% dos consumidores , com maior adesão ao tipo suave (63%), especialmente entre mulheres jovens, e ao tinto seco (49%), mais consumido por homens com escolaridade e renda mais elevadas. Os momentos mais associados ao consumo de vinho incluem benefícios de relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e encontros sociais (30%).

Outro dado importante são nossos critérios de escolha do consumidor na hora da compra : preço, tipo de uva, recomendação de amigos e familiares e origem do produto que aparece entre os principais influenciadores. A maior parte das aquisições ocorre em supermercados (89%) , seguidas por empórios especializados e plataformas online.

Apesar do avanço, o setor ainda enfrenta desafios, como a percepção de que o vinho tem preço elevado (citado por 52% dos entrevistados) e a necessidade de ampliar o conhecimento do público sobre o universo da bebida. “Sabemos que o preço ainda é um entrave para muitos consumidores, e isso se deve, em grande parte, à elevada carga tributária sobre o vinho no Brasil. Essa é uma pauta prioritária para o Consevitis-RS, que tem atuado de forma permanente nas articulações com autoridades e instituições em busca de um ambiente mais justo e favorável para o setor vitivinícola nacional”, afirma Rebellatto.

Ainda assim, a tendência é de crescimento, com novos consumidores sendo atraídos pela diversidade, qualidade e qualidade do vinho brasileiro . “O vinho brasileiro tem uma conexão única com os sabores, os territórios e a cultura do nosso país e esta pesquisa nos dá ainda mais confiança para seguir investindo em promoção, qualificação e aproximação com os consumidores”, reforça o presidente.

Resumo
Realização: Instituto MDA Pesquisa
Promoção: Consevitis-RS e Sebrae Nacional
Período de coleta: 28 de janeiro a 6 de fevereiro de 2025
Amostra: 1.709 entrevistados consumidores de bebidas selecionadas
Abrangência: Nacional
Perfil do consumidor de vinho
:: O vinho é a segunda bebida escolhida dos brasileiros (33%), atrás apenas da cerveja.
:: A preferência por vinho é mais expressiva entre mulheres, pessoas com até 44 anos, escolaridade elevada e renda superior a cinco períodos mínimos.
Frequência e comportamento de compra
:: 68,5% dos entrevistados vinhos nos últimos três meses.
:: 52% desses consumidores consomem vinho diariamente ou semanalmente.
:: 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês.
:: A quantidade média por compra é de até duas garrafas para 61% dos consumidores.
:: 45,4% dos consumidores optam por rótulos na faixa de R$ 30 a R$ 70.
Preferências de consumo
:: Vinho tinto é o favorito (80%), seguido por branco (9%) e rosé (7%).
:: Entre os tintos, o suave (63%) é mais consumido por mulheres jovens; o seco (49%), por homens com maior renda e escolaridade.
:: Principais momentos de consumo: relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e reuniões sociais (30%).
Canais de compra e critérios de escolha
:: Principais canais: supermercados (89%), empórios (40%) e lojas online (27%).
:: Fatores decisivos na compra: preço (29%), facilidade de acesso (28%), variedade de opções (27%), além de recomendações de amigos/familiares (40%) e origem do produto (26%).
:: Preço e tipo de uva são os atributos mais valorizados.
O vinho brasileiro
:: 70% dos entrevistados consumiram vinho nacional nos últimos seis meses.
:: 66% receberam vinho brasileiro no mesmo período.
:: O consumo do produto nacional é mais expressivo entre jovens, mulheres, pessoas com maior escolaridade e renda, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
:: Maior barreira ao aumento do consumo do vinho nacional: preço elevado (38%).

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos abrangidos no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, evoluindo ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

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Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

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