
Uma nova pesquisa nacional revela dados promissores para o setor vitivinícola do país. O levantamento, conduzido pelo Instituto MDA Pesquisa por meio de um convênio entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional , mostra que o vinho nacional tem conquistado novos públicos e se consolida como uma escolha cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.
A pesquisa reuniu 1.709 pessoas que consomem bebidas alcoólicas, entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, revelando um panorama positivo para o setor. Segundo os dados, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período , com destaque para consumidores mais jovens (18 a 24 anos), especialmente mulheres, com maior escolaridade e renda, e residentes nas regiões Sul e Sudeste.
“Os confirmam que temos um produto de qualidade, competitivo e com forte identificação com o consumidor nacional. O vinho brasileiro está presente na mesa das famílias e em momentos de celebrações, lazer e bem-estar”, destaca o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Entre os consumidores que consumiram vinho nos últimos três meses (68,5% dos entrevistados), mais da metade (52%) consome uma bebida diariamente ou semanalmente , o que reforça a fidelização do público. Uma pesquisa também revelou que 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês , com maior concentração de compra na faixa entre R$ 30 e R$ 70 , o que demonstra o potencial de competitividade do vinho brasileiro nas faixas de preço mais acessíveis.
O estudo aponta o vinho tinto como o preferido por 80% dos consumidores , com maior adesão ao tipo suave (63%), especialmente entre mulheres jovens, e ao tinto seco (49%), mais consumido por homens com escolaridade e renda mais elevadas. Os momentos mais associados ao consumo de vinho incluem benefícios de relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e encontros sociais (30%).
Outro dado importante são nossos critérios de escolha do consumidor na hora da compra : preço, tipo de uva, recomendação de amigos e familiares e origem do produto que aparece entre os principais influenciadores. A maior parte das aquisições ocorre em supermercados (89%) , seguidas por empórios especializados e plataformas online.
Apesar do avanço, o setor ainda enfrenta desafios, como a percepção de que o vinho tem preço elevado (citado por 52% dos entrevistados) e a necessidade de ampliar o conhecimento do público sobre o universo da bebida. “Sabemos que o preço ainda é um entrave para muitos consumidores, e isso se deve, em grande parte, à elevada carga tributária sobre o vinho no Brasil. Essa é uma pauta prioritária para o Consevitis-RS, que tem atuado de forma permanente nas articulações com autoridades e instituições em busca de um ambiente mais justo e favorável para o setor vitivinícola nacional”, afirma Rebellatto.
Ainda assim, a tendência é de crescimento, com novos consumidores sendo atraídos pela diversidade, qualidade e qualidade do vinho brasileiro . “O vinho brasileiro tem uma conexão única com os sabores, os territórios e a cultura do nosso país e esta pesquisa nos dá ainda mais confiança para seguir investindo em promoção, qualificação e aproximação com os consumidores”, reforça o presidente.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos abrangidos no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, evoluindo ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.