Por que sommeliers amam garrafas gigantes?

Você já viu uma garrafa de vinho enorme e pensou “pra que tudo isso?”? Pois saiba que não é só estética. As garrafas gigantes — como a Magnum (1,5 L), Jeroboam (3 L), Matusalém (6 L) ou até a Nabucodonosor (15 L), fazem sucesso entre sommeliers e colecionadores por uma série de motivos que vão muito além do tamanho.

O principal é a qualidade do envelhecimento. Em garrafas maiores, a proporção de oxigênio em relação ao volume de vinho é menor. Isso faz com que o vinho amadureça mais lentamente, o que melhora o equilíbrio, a longevidade e até o sabor. Muitos especialistas notam nuances mais complexas em vinhos envelhecidos em magnums, por exemplo.

Mas não é só na taça que elas impressionam. Essas garrafas têm um forte apelo visual: chamam atenção, rendem mais taças, combinam com celebrações e transmitem uma ideia de sofisticação. Em festas, eventos e grandes jantares, viram atração na certa.

Outra vantagem? O valor de mercado. Garrafas grandes costumam ser mais raras e, por isso, bastante procuradas por colecionadores. Em alguns casos, podem ter maior valorização no mercado secundário, especialmente em regiões tradicionais como a Champagne.

E os nomes bíblicos? Foram ideia dos franceses no século XIX. Para passar uma imagem de poder e prestígio, produtores começaram a usar nomes como Jeroboam ou Nabucodonosor — estratégia que unia marketing e tradição, e que pegou.

No fim das contas, se a ideia é celebrar em grande estilo ou guardar um vinho por anos, as garrafas gigantes são uma escolha certeira. Só não vale se o tamanho ultrapassar o orçamento.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma celebra seis anos com novo menu especial

O Restaurante Aroma, localizado na 407 Sul, em Brasília, comemora seis anos de trajetória e…

Vinhos brasileiros ganham espaço na ProWine Shanghai

O vinho brasileiro volta a conquistar espaço internacional. Desta vez, seis vinícolas nacionais participam da…

Cerimônia japonesa marca noite exclusiva no Noru Sushi

O restaurante Noru Sushi, no Noroeste, realiza no dia 26 de novembro a 3ª edição…

Festival Bar em Bar 2025 movimenta a cena gastronômica de Brasília

De 15 a 30 de novembro, Brasília recebe a 19ª edição do Festival Bar em…