Se você gosta de vinhos licorosos com um toque especial, precisa conhecer o vinho do Porto Lágrima Quina Vig, uma verdadeira joia da tradição portuguesa. Mas você sabe o que significa “Lágrima” e o que é um vinho quinado? Vamos lá!
– O que é “Lágrima”?
Nos vinhos do Porto, “Lágrima” refere-se a um estilo mais doce e licoroso, com alta concentração de açúcar residual. O nome vem das “lágrimas” que escorrem lentamente na taça devido à sua densidade.
– E um vinho quinado?
Os vinhos quinados recebem infusão de quinino (extraído da casca da árvore Cinchona), conferindo um toque amargo e medicinal, equilibrando a doçura natural do vinho. Eram populares no passado como tônicos fortificantes e ainda hoje encantam pelo sabor complexo e nostálgico.
– Já a produtora, Real Companhia Vinícola do Norte foi fundada no século XIX e carrega uma rica tradição na produção de vinhos fortificados e licorosos, preservando métodos clássicos e rótulos históricos como o Lágrima Quina Vig.
Na taça, esse vinho traz notas intensas de frutas maduras, mel, especiarias e um toque sutil e único, um tanto amargo da quinina, criando uma experiência única e equilibrada. Sem dúvida, um vinho diferenciado que tb serve como um digestivo após a refeição.
Lei também: Organização internacional traz certificação para sommeliers no Brasil