Vinícola Aurora recebe prêmio exportação RS pelo 9º ano consecutivo

Pelo nono ano consecutivo, a Cooperativa Vinícola Aurora será agraciada com o Prêmio Exportação RS, concedido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A empresa receberá o troféu Destaque Setorial Agro em reconhecimento ao seu desenvolvimento no mercado internacional. A cerimônia de premiação da 52ª edição do prêmio acontecerá nesta quinta-feira (15) em Porto Alegre, RS.

Desde que recebeu seu primeiro troféu em 2016, a cooperativa vem registrando um crescimento significativo nas exportações. Em 2023, o volume comercializado triplicou em comparação ao primeiro ano de reconhecimento, enquanto o valor das exportações aumentou 224% ao longo dos últimos nove anos.

“A premiação representa todo o trabalho e perseverança que consolidamos na última década. Levamos nossa cooperativa para todos os continentes, mostrando que é possível produzir com qualidade e sustentabilidade. Esse prêmio é fruto da dedicação das 1,1 mil famílias cooperadas e dos nossos mais de 500 funcionários”, destaca Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.

Em 2023, a Aurora registrou um crescimento de 43,6% no volume exportado em comparação a 2022, alcançando o melhor resultado em duas décadas. No total, foram exportados 1,4 milhão de litros de vinhos, espumantes e sucos de uva para 17 países, com destaque para os continentes americano e asiático. Os espumantes tiveram um crescimento expressivo de 154% em relação ao ano anterior, totalizando 72 mil litros exportados.

O suco de uva representou 53,4% do total exportado, com a linha Zero Álcool, lançada em 2020, também se destacando. Entre 2020 e 2023, foram vendidos 1,7 milhão de litros da bebida gaseificada à base de suco de uva, principalmente para a China e a ilha de Curaçao.

A supervisora de Exportação e Importação da Cooperativa Vinícola Aurora, Giorgia Mezacasa Forest, prevê a continuidade dos resultados positivos, apesar dos desafios impostos pelo cenário internacional e uma safra com menor volume. “Esperamos fechar mais um ano com crescimento nas vendas. No primeiro semestre de 2023, exportamos mais de 585 mil litros entre vinhos, espumantes e sucos”, informa Giorgia.

A China continua sendo o principal mercado para os produtos da Aurora, seguida por Uruguai, Paraguai e Gana. Comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2024, as exportações de espumantes aumentaram 47%, enquanto as de sucos cresceram 14%.

Leia também – Wine-Hunters trazem vinhos georgianos exclusivos à ProWine 2024

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Quinta do Olivardo: hospedagem única em tonéis de vinho em São Roque

A Quinta do Olivardo, localizada na charmosa cidade de São Roque, convida os visitantes a…

VilaCPX traz happy hour diário e cardápio executivo no Fora do Eixo

O Complexo Fora do Eixo, famoso por suas noites agitadas no Saan, expande suas atividades…

Bebidas refrescantes para o calor de Brasília

Com as temperaturas nas alturas e a seca implacável de Brasília, uma bebida gelada é…

Almadén celebra 50 anos no Brasil com nova edição especial de vinhos

Em 2023, a Almadén, uma das marcas mais tradicionais do mercado nacional, celebra seu cinquentenário…