Vinícolas do DF e GO ganham Ouro e Grand Ouro no concurso Vinalies Internationales 2025

Em um dos concursos mais prestigiados do mundo, o Vinalies Internationales, vinícolas do Distrito Federal e de Goiás se destacaram, trazendo para o Brasil medalhas importantes e consolidando a região como um polo emergente da vitivinicultura.

Os chamados “Vinhos de Inverno”, produzidos com a técnica da dupla poda da videira, vêm ganhando notoriedade pela autenticidade de sua expressão no terroir do Cerrado e o reconhecimento conquistado não apenas comprova a superioridade técnica desses rótulos, mas também reforça o potencial do Distrito Federal e de Goiás para a produção de vinhos de qualidade.

Entre os destaques, as vinícolas Marchese (DF) e Villa Triacca (DF), Casa Moura (GO) e Monte Castelo (GO) conquistaram medalhas de ouro e grande ouro. A premiação é um marco importante para o setor e um grande incentivo para a continuidade da produção dos chamados “vinhos do Cerrado”.  Segundo, Ronaldo Triacca, da Villa Triacca, a expectativa de reconhecimento internacional era esperada apenas para daqui cinco anos. “Esses prêmios nos enche de felicidade e de expectativas futuras muito boas”, revelou. Já Renata Sanches, da vinícola Marchese, afirmou que não esperava ganhar duas medalhas e, principalmente uma Gran Ouro. “Estamos no início de um longo caminho e ter esse reconhecimento em tão pouco tempo nos enche de orgulho e motivação para seguir em frente”, finalizou.

Vinhos do Distrito Federal e de Goiás premiados

Médaille Grand Or 2025 (Medalha Grande Ouro):

  • Premium Syrah, tinto 2022 – Marchese Vinhos
  • Seu Claudino Superiore, tinto 2022 – Villa Triacca

Médaille d’Or 2025 (Medalha Ouro):

  • Duetto, tinto 2022 – Marchese Vinhos
  • Seu Claudino Riserva, tinto 2023 – Villa Triacca
  • Terras Altas do Cerrado Syrah, tinto 2023 – Casa Moura
  • Monte Castelo Syrah, tinto 2022 – Monte Castelo

A conquista dessas medalhas coloca os vinhos do Cerrado no mapa mundial da Enologia e abre portas para um reconhecimento ainda maior da produção brasileira. Sem dúvida, o sucesso é fruto do trabalho árduo dos viticultores e enólogos, que acreditam no terroir do Cerrado e dedicam esforços contínuos para aprimorar técnicas e garantir a excelência dos rótulos.

O Vinalies Internationales é um dos concursos de vinhos bastante enaltecido mundo afora, é organizado pela União dos Enólogos da França desde 1994. O concurso é patrocinado por organizações renomadas como a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a União Internacional dos Enólogos (UIOE) e a Federação Mundial dos Grandes Concursos Internacionais de Vinhos e Espirituosos (VINOFED). Em 2025, o evento celebrou sua 31ª edição, ocorrendo de 28 de fevereiro a 4 de março em Cannes, França.

Participantes

Nesta edição, mais de 100 degustadores internacionais avaliaram 2.684 produtos de diversos países. Foram concedidas 806 medalhas, sendo 171 de Grande Ouro, 603 de Ouro e 32 de Prata. Também foram premiados outros rótulos brasileiros durante essa edição do concurso.

Uma novidade introduzida recentemente foi a sessão Mondial des NoLow, dedicada à degustação de vinhos total ou parcialmente desalcoolizados, refletindo as tendências atuais do mercado.

Parabéns!

O Blog Vinho Tinto parabeniza, de forma  calorosa as vinícolas Marchese, Villa Triacca, Casa Moura e Monte Castelo por essa brilhante conquista. Que esse prêmio seja um estímulo para o avanço e crescimento da vitivinicultura do Cerrado. Sem dúvidas, um feito que merece aplausos!

 

Leia tambem:Cantineta Gratinata: O sabor da Itália no coração de Brasília

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Amantikir Syrah 2023: A Essência da Mantiqueira em Taça

Degustei recentemente o vinho Amantikir Syrah 2023, o primeiro vinho de inverno das terras altas…

Vinhos desalcoolizados: tendência que veio para ficar?

Raphael Zanette, fundador da Vino!, fala sobre o crescimento dos vinhos sem álcool e por…

Único brasileiro, Chardonnay da Vitivinícola Jolimont é Top 10 em concurso francês

Vinho brasileiro entra para o Top 10 do Chardonnay du Monde 2025 A Vitivinícola Jolimont,…

Vinhos S.A. promove degustação no Gran Bier

Em um cenário, com vista para o Lago Paranoá, o Pontão do Lago Sul recebeu…