Muito além de um espaço para negócios e degustações, a Wine South America reafirma seu papel como um centro de conhecimento para o setor vitivinícola. A 5ª edição do evento, que ocorre em maio, reunirá especialistas, enólogos e empresários para discutir as principais tendências do mercado, incluindo perspectivas do setor, oportunidades no segmento especializado e o impacto do digital no universo dos vinhos.
A programação contará ainda com um workshop de planejamento para o 2º semestre de 2025, parte das atividades paralelas da feira. A curadoria e mediação dos painéis estarão sob responsabilidade de Diego Bertolini, profissional com mais de duas décadas de experiência no setor.
O primeiro painel, intitulado “Como cresce o mercado de vinhos no Brasil – Visão e Perspectivas para o setor”, acontece no dia 6 de maio, às 15h. O debate reunirá importantes lideranças do segmento para discutir os desafios e oportunidades do setor. “Nosso objetivo é oferecer um panorama detalhado do primeiro trimestre do ano e projetar o cenário para 2024. O Brasil registrou um crescimento de 7,9% no volume de vendas de vinho, contrariando a tendência de queda em mercados tradicionais. Isso reforça o potencial de expansão do setor”, destaca Bertolini.
Entre os confirmados para o painel estão Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra); Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas); e Pedro Hoffmann, conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel).
No dia 7 de maio, às 16h, o segundo painel abordará “Oportunidades do mercado de vinhos no segmento especializado”, trazendo nomes como Danio Braga, curador do Empório Fasano e presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS Brasil); Rafael Ilan Bernater, proprietário do Bardega; e Marco Bimbatti, sommelier do Grand Hyatt. “O brasileiro está consumindo vinhos de maior qualidade, com um crescimento expressivo nas vendas de rótulos premium e super premium. Esse painel discutirá como os canais especializados desempenham um papel fundamental na construção da cultura do vinho”, explica Bertolini.
Encerrando a programação de debates, o painel “O impacto do digital no mercado de vinhos” ocorre no dia 8 de maio, às 16h, reunindo grandes nomes do setor digital. Entre os convidados estão Daniel Perches, influenciador do perfil Vinhos de Corte; Luiz Gustavo Lovato, sócio-fundador do Brasil de Vinhos; e Wagner Motta, CEO da Vinícola Jolimont. “O digital não apenas amplia a divulgação do setor, mas também impulsiona a captação e conversão de clientes. Durante o painel, exploraremos cases de sucesso e estratégias eficazes no ambiente online”, antecipa Bertolini.
Workshop de planejamento para o 2º semestre abre a programação da feira
Além dos painéis, a Wine South America contará com o workshop “Planeje seu Negócio de Vinhos para o 2º Semestre de 2025”, que será realizado na manhã do primeiro dia de evento, em 6 de maio, das 9h às 13h. A atividade, que possui 100 vagas disponíveis, é promovida em parceria com o Grupo Venda Mais Vinho.
O workshop é voltado para empresários do setor e tem como foco o desenvolvimento de estratégias assertivas para maximizar os resultados na segunda metade do ano. “Cerca de 70% das vendas anuais de vinho ocorrem no segundo semestre. A Wine South America, realizada em maio, é uma oportunidade estratégica para empresários ampliarem seus conhecimentos e ajustarem suas estratégias de mercado”, ressalta Bertolini, que conduzirá a atividade.
Voltado exclusivamente para o público profissional do setor vitivinícola, a Wine South America promete conectar mais de 2 mil reuniões de negócios ao longo de seus três dias de realização, consolidando-se como a principal plataforma de relacionamento e comércio do setor na América Latina.
Mais informações sobre a feira podem ser encontradas no site oficial: www.winesa.com.br.
Wine South America
A Wine South America inicia sua programação com o Workshop de Planejamento para o 2º Semestre de 2025, que será realizado na manhã do primeiro dia de evento. A atividade é voltada para profissionais do setor que buscam estratégias para otimizar resultados na segunda metade do ano.
Leia também: Vinícolas do DF e GO ganham Ouro e Grand Ouro no concurso Vinalies Internationales 2025