Anote aí: em maio tem Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro

Untitled-1

Entre 22 e 24 de maio, o Rio de Janeiro vai transformar-se na capital do vinho português. Pelo segundo ano consecutivo, o evento “Vinhos de Portugal no Rio” pretende levar à cidade pelo menos meia centena de produtores portugueses.

A edição de 2015, organizada pelos jornais Público e O Globo, acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, zona sul do Rio. Além do mercado de vinhos, haverá cursos e provas de vinhos conduzidas pelos críticos dos dois jornais. O evento – que no ano passado foi considerado o melhor do ano pela Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro – pretende aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos portugueses no Rio de Janeiro.

smart-1

Os produtores e consumidores vão contar ainda com a tecnologia do “copo inteligente”. Este permite que o visitante receba por e-mail as informações dos vinhos que provar, o preço e onde os poderá comprar. O “copo inteligente” é uma tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Adegga.com e ganhou o prémio de inovação do Wine Business Innovation Summit, em Munique, Alemanha, no ano passado.

Em 2014, Portugal obteve uma quota de mercado de 11,5% no total das importações brasileiras de vinho, com 28,2 milhões de euros – um acréscimo de 4% face a 2013. O estado de São Paulo é o maior destino do vinho português (39% do total), seguindo-se Santa Catarina (16%) e Rio de Janeiro (15%), mas é no estado do Rio de Janeiro que os vinhos portugueses possuem a melhor quota de mercado (25%).

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…