Sobre

Etiene Carvalho

Sou jornalista especialista em vinhos e charutos. Tenho um master em Comunicação Digital 2.0 pela Universidad de Alcalá na Espanha. Sou sommelier de vinhos pela Federazione Albergatori Ristoratori (Fisar) e pela Associação Brasiliera de Sommeliers (ABS) do Rio Grande do Sul. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust e especializações em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS). Sou também sommelier internacional de charutos pela International Association Sommelier Cigars (IASC).

Sou uma das fundadoras da ABS do Distrito Federal, onde também sou diretora de mídias e professora. 

Amo trabalhar com vinhos, principalmente na área jornalística e educativa, compartilhando um pouco do que sei por meio de textos, vídeos ou aulas. Como tenho a oportunidade de degustar constantemente vinhos de vinícolas e importadoras variadas, frequentemente sou convidada para participar de júris profissionais de vinho, o que é sempre um grande prazer.

Bem é isso! Sempre que posso incluo visita a vinícolas em meus passeios e viagens. É sempre uma forma divertida de aprendizado. Atualmente estou cursando graduação em Tecnológo em Viticultura e Enologia pela Universidade Paulista e estou amando.