Embrapa lança vídeo com dicas de podas das videiras

Sempre no período de podar, que nas regiões de clima temperado vai de meados do outono até o final do inverno, aparecem muitas dúvidas sobre como realizar corretamente a poda das plantas. Para auxiliar os viticultores e leigos interessados neste importante manejo, complementando o “Manual Poda da Videira em Clima Temperado”, a Embrapa Uva e Vinho lança o vídeo “Poda da Videira’, apresentado pelo tecnólogo Roque Zilio, que atua há 33 anos na Empresa de pesquisa. O vídeo estreia a série de vídeos “Na Prática”.

“Garantir o equilíbrio entre a parte vegetativa e a parte produtiva, equilibrar a brotação, renovar os parreirais e melhorar a produção são os principais objetivos deste indispensável manejo da videira, que precisa ser  realizado corretamente”, sintetiza ele.  A vídeo apresenta a poda mista, técnica recomendada para as cultivares desenvolvidas pela Embrapa e para a maior parte das variedades cultivadas no Brasil, com a qual as plantas podem atingir produções próximas a 30 toneladas de uva por hectare, ou em torno de 14 kg por planta.

No vídeo  são apresentadas desde as ferramentas necessárias para a prática até os cuidados pós-poda, que são essenciais para evitar a ocorrência de doenças, como a podridão descendente, que ameaça a longevidade dos vinhedos, também integram a produção.

A série “Na prática” está sendo produzida a partir das principais demandas apresentadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão relacionadas à viticultura e à pomicultura. Não possui uma periodicidade definida, mas a expectativa da equipe é que sejam veiculados pelos menos mais três vídeos até o final do ano.

Veja o vídeo na integra ou selecione abaixo qual parte quer assistir:

Para saber mais:
Acesse o Manual de Poda da Videira em Clima Temperado
Acesse o artigo elaborado por Henrique Pessoa dos Santos, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, e Leonardo Cury da Silva, professor do IFRS/BG

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…

Júri Internacional Avalia 12º Brazil Wine Challenge

O 12º Brazil Wine Challenge, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Bento…

Dia do Vinho Ticiana Werner

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…