Purê de batatas com vinho: aprenda duas receitas maravilhosas!

O vinho é uma das bebidas mais populares do mundo e agrada a maioria, sendo cada vez mais introduzido na gastronomia mundial, seja para adicionar acidez ou sabor ao prato!

Muito se conhece do potencial desta bebida na harmonização com os alimentos, sendo que para cada prato existe um tipo de vinho mais apropriado para elevar a experiência gastronômica a níveis de excelência. Você que aprecia vinho na comida, já deve ter experimentado uma receita de carne de panela com batata ao vinho tinto, mas sabia que também pode fazer um purê de batata gostoso usando a sua bebida alcoólica favorita?

Todo mundo sabe fazer o purê de batata tradicional, mas poucos reconhecem seu potencial. É um acompanhamento bem simples e adiciona textura e cremosidade a qualquer refeição. Que tal variar e no próximo almoço de domingo fazer uma carne de panela com batata em purê, seguindo uma dessas receitas abaixo?

Purê de batata com vinho branco

Purê de batata com vinho branco: que delícia!!!
Purê de batata com vinho branco: que delícia!!!

Faça o seu purê de batata normalmente e, em outra panela, adicione creme de leite fresco ou nata (300g para 5 batatas utilizadas), mostarda (4 colheres de sopa), vinho branco (2 xícaras de chá) e alguns dentes de alho picados. Depois é só juntar o purê já feito e levar ao fogo novamente, temperando a gosto e misturando devagar até chegar na consistência desejada. Se quiser, pode ralar um pouco de mozzarela por cima, que cai muito bem com um vinho branco suave e aromático. Assim, em poucos passos e com ingredientes simples, você terá um acompanhamento perfeito para a sua carne preferida.

Purê de batata doce com vinho do porto

Não se esqueça a taça de vinho para acompanhar!
Não se esqueça a taça de vinho para acompanhar!

 

Se você prefere a doçura e delicadeza de um bom vinho do Porto, também pode fazer uma versão do purê com esse exemplar português. Basta fazer normalmente o seu purê, dessa vez usando batata doce, e em uma panela à parte derreter um pouco de manteiga e adicionar um cálice de vinho do Porto. Depois, inclua a massa de batatas, mexendo bem e, por fim, adicione uma lata de creme de leite. O purê ficará cremoso e com um toque marcante e inconfundível desse vinho. Para essa combinação ainda é possível fazer uma calda com melado e manteiga derretidos no fogo e jogar levemente por cima do purê, que vai muito bem com assados.

Agora que você já sabe fazer purê de batata com vinho, não perca tempo e escolha a guarnição de sua preferência para servir junto. Aproveite essa mistura de sabores e não esqueça da sua taça de vinho para acompanhar!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

I Love Italian Wines em Brasília

Brasília se prepara para receber pela primeira vez o evento “I Love Italian Wines“, o…

Guia Michelin volta ao Brasil

O renomado Guia Michelin retornou ao Brasil com uma grande novidade: o número de restaurantes…

30 anos da ARBL

Brasília será o palco de uma celebração gastronômica especial em comemoração aos 30 anos da…

Piribier 2024

A 15ª edição do Piribier promete muita cerveja gelada e rock de qualidade. O evento…