Tejo restaurante: menu de inverno com inspiração portuguesa

O Tejo Restaurante de Manoelzinho Pires trouxe um pedacinho do inverno de Portugal para Brasília, com iguarias típicas. O menu, que sai por R$115, consiste em uma entrada, que é a Sopa de Pedra; um prato principal, que é o Cabrito Guisado na Cerveja e uma sobremesa, que pode ser a Sericaia ou o famoso Pastel de Nata.

Sopa de Pedra

Quem já conhece a casa sabe que Manuelzinho gosta sempre de contar a lenda da Sopa de Pedra – ideal para o inverno. Segundo os portugueses, um frade faminto pedia ajuda às famílias da região de Almeirim, no Ribatejo, sem muito sucesso. Até que o religioso espertalhão avistou uma pedra e anunciou em alto e bom som que poderia fazer um ótimo caldo com ela. Entusiasmados, os moradores contribuíram com ingredientes que ajudariam a “dar mais sabor” à receita. Resultado:  batatas, feijões, chouriço, sal, repolhos e cenouras foram adicionados à pedrinha.

Cabrito Guisado e vinho para harmonizar

Cabrito guisado na cerveja no menu de inverno do Tejo Restaurante

Já o cabrito foi escolhido por ser suave, macio, saboroso e tenro. Além de permitir grande variedade de preparos, contém elevada quantidade de proteína, cálcio e ferro, além de baixo teor de gordura e colesterol. O prato é servido com batatas cozidas e arroz branco. Para harmonizar, o sommelier Eugenio Cue indica o vinho Topazio Reserva, a R$147, da região do Douro. Por fim, a escolha da sobremesa depende do humor do cliente: para quem gosta de arriscar, o ideal é a Sericaia, e, para quem é mais tradicional, bom mesmo é o velho e clássico Pastel de Nata.

Vinho Topázio para harmonizar

Serviço:

Menu de inverno no Tejo Restaurante

Data: até o dia 30 de julho

Horários: 12h às 15h e 19h às 00h

Endereço: 404 Sul, Bloco B, loja 27

Telefone: 3267 7005

Facebook: Tejo Restaurante

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…