I Feira da Uva e do Vinho de Brasília começa hoje com o apoio da ABS-DF

Evento terá um estande da ABS-DF

A I Feira da Uva e Vinho de Brasília, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS-DF), começa hoje (30/07) a partir das 18h no Parque de Exposição de Planaltina-DF. O evento irá conta com a participação de produtores/distribuidores de uva e de vinho e terá apresentação de produtos, degustações e comercialização da fruta e de seus derivados. No local haverá ainda um salão de artesanato e um de flores, praça de alimentação e o esperado Empório da Uva – com vinhos, queijos, embutidos e muito mais. O evento vai ocorrer em dois fins de semana (dias 30 e 31 deste mês, 1º, 6, 7 e 8 de agosto) e estará aberto ao público das 10h às 22h, com exceção desta sexta (30/07), em que as atividades começam às 18h.

A Feira contará com oito estandes específicos que oferecerão degustação de vinhos de mesa e/ou vinhos finos tranquilos e espumantes. Também haverá degustação de pinga de uva, chopp de vinho, licor de uva e sucos. Além de inúmeros produtos feitos à base de uva, como cucas, geleiais e sorvete. Produtores de flores e de artesanato de vários núcleos rurais do Distrito Federal também vão estar presentes comercializando seus produtos.

Estande da ABS-DF: workshops, palestras e degustações

A ABS-DF, que é uma associação sem fins lucrativos e tem por finalidade divulgar a cultura do vinho e formar sommeliers, também estará no evento com um estande próprio. Para a ocasião, a associação preparou um calendário de atividades bem especial que contará com workshops, degustações e palestras. Entre as atrações programadas estão a palestra do Professor Roberto José de Freitas, especialista em Viticultura e Fruticultura e doutor em Solos e Águas, que está Brasília, a convite da ABS-DF, exclusivamente para participar do evento. Além disso, também acontecerá a histórica degustação de vinhos do cerrado de altitude – a primeira a ser realizada no Brasil, que será conduzida pelo Presidente da ABS-DF, Sérgio Pires, e pela Diretora de Mídias da Associação Etiene Carvalho. Essa degustação será dirigida exclusivamente à imprensa.

Durante todos os dias haverá degustação no estande da ABS-DF com vinhos doados pelos parceiros: Casa Valduga, Del Maipo, Doc Vinhos, Más Vino, Rota do Vinho, Vinci, Vinícola Lorangi. Confira a programação da ABS-DF no evento clicando aqui.

Parcerias e objetivo da Feira

Estande da ABS-DF sendo organizado para oferecer workshops, palestras e degustações durante a Feira

O evento é organizado pela Associação Cresce DF, e além do apoio da ABS-DF, conta também com as seguintes parcerias: Emater, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Turismo, Administração de Planaltina e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA). Para o produtor executivo João Paulo de Araújo, da Associação Cresce DF, “o objetivo dessa feira é mostrar para o povo do Distrito Federal e também de outros estados que Brasília tem grande potencial para o cultivo de uva e, com isso, conseguir apoio para tornar o DF um pólo vitivinícola conhecido e respeitado em todo o Brasil”.

Leia: A maior competição de vinhos de 2021 teve surpresas

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…