Alentejo ganha título de Melhor Região Vitivinícola para Visitar

Piquenique
Alentejo é considera a melhor região vitivinícola para visitar, aponta o portal 10Best do USA Today

Segundo os utilizadores do portal 10Best, do jornal americano USA Today, o Alentejo, em Portugal, foi eleito a melhor região vinícola do mundo para visitar.  Dois peritos no setor do vinho, KerryWoorlard e Frank Pulice, pré-selecionaram 20 regiões, dentre elas o Napa Valley (Estados Unidos), Champanhe (França) e o Vale do Maipo (Chile), mas os internautas elegeram mesmo foi o Alentejo o melhor dentre todos.

“Esta intrigante região rural situada a duas horas de Lisboa é como uma viagem no tempo para os amantes do vinho. O terreno diverso tem olivais e vinhas, aldeias pitorescas, prados cheios de flores e florestas. A comida no Alentejo é rústica e autêntica, aproveitando ao máximo o estilo de vida agrária na região”, explica o site de turismo do USA TODAY, o 10Best, que promoveu a iniciativa.

Vinícola Herdade do Esporão
Grande impulso ao trabalho que é desenvolvido na promoção do vinho e do enoturismo no Alentejo

De acordo com Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), “o fato de os leitores terem preferido o Alentejo a regiões tão famosas como a Borgonha, Champanhe, Rioja ou Piemonte vem também dar um grande impulso ao trabalho que é desenvolvido na promoção do vinho e do enoturismo no Alentejo, quer internamente, quer junto de mercados externos estratégicos”.

A vinícola Herdade do Esporão, no Alentejo, é uma das que recebe milhares de turistas anualmente e já está bem preparada para o enoturismo. Lá os visitantes recebem informações detalhadas sobre a produção de vinhos  e azeites, fazem visitas guiadas às vinhas, adegas e caves e, claro, participam de degustações. O Enoturismo do Esporão também contempla passeios, piqueniques e almoço no restaurante comandado pelo chef Miguel Vaz. A grande novidade desta temporada de verão em Portugal são os “sunsets” aos finais de semana, que contam com uma bela seleção de petiscos  e vinhos, servidos ao ritmo da música, tudo ao cair do sol.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…