Avaliação Nacional de Vinho 2022 abre inscrições de amostras para vinícolas

Avaliação Nacional de Vinhos 2022
Avaliação Nacional de Vinho 2022

A Avaliação Nacional de Vinho 2022 começa a ser celebrada com o início das inscrições das amostras pelas vinícolas de todo o país. A partir do dia 11 de julho as empresas já podem fazer suas inscrições, com prazo que segue até 19 de agosto. Serão 40 dias para garantir presença na maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. A segunda etapa, a coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola será a partir do dia 23 de agosto. O regulamento pode ser acessado pelo site www.anvinhos.com.br, onde também é disponibilizada a ficha de inscrição.

Depois de ter sido realizada por duas edições num novo formato diante da pandemia do Coronavírus, levando o vinho brasileiro para todos os estados brasileiros através de um kit de degustação das amostras e transmissão simultânea pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube, chegou a hora de brindar a Safra 2022 com a retomada do tradicional evento presencial. Serão disponibilizados 600 ingressos para o público apreciador conferir de perto a representatividade da safra. “A transmissão simultânea continua e a venda dos revolucionários kits com as 16 amostras também, mas a comemoração dos 30 anos será em grande estilo, reencontrando amigos e fazendo novas amizades sempre em torno de uma taça de vinho, assim como a Avaliação tem feito há 30 anos”, festeja o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

Mas enquanto o dia do grande espetáculo não chega – será em 5 de novembro na Fundaparque, em Bento Gonçalves -, a ABE foca no período das inscrições das amostras. “Estamos trazendo algumas novidades no regulamento que certamente vão permitir que vinícolas de outras regiões do país participem. A Avaliação Nacional de Vinhos, como já diz o nome, é de todo o Brasil e onde estiver sendo elaborado vinhos e espumantes estaremos levando a força deste evento que tem íntima relação com a evolução da qualidade da produção nacional, servindo de referência para todo o mundo”, ressalta Gasperin.

E para que todo este grande momento do vinho brasileiro aconteça é necessário, inicialmente, que as vinícolas inscrevam suas amostras da Safra 2022, que serão avaliadas às cegas por um corpo técnico durante o mês de setembro. O resultado será apresentado ao vivo em evento presencial e pelo canal da ABE no Youtube no dia 5 de novembro. O público deverá aguardar a abertura da venda dos ingressos e dos kits, que deverá ocorrer durante o mês de setembro. A venda será através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/

Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

Fotos: Jeferson Soldi

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…