Avaliação Nacional de Vinhos reúne especialistas e público em Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, será palco da 32ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2024, no dia 19 de outubro. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reunirá 800 apreciadores de todo o Brasil em uma degustação simultânea das amostras representativas da nova safra. Um grupo de 15 comentaristas, vindos de três países, terá a responsabilidade de analisar e compartilhar suas impressões sobre os vinhos selecionados. Entre eles estão Ari Gorestein, Bruno Sias Rodrigues, Bruno Vianna, Daniel Arraspide, Dionísio Chaves, José Ignácio Hernández, Lucia Porto, Márcio Campos Dias, Maurício Ceccon, Murillo de Albuquerque Regina, Paulo Theotônio, Protásio Da Luz, Rosane Marchetti, Sara Bodowsky e Vanessa Stefani. O 16º comentarista será sorteado entre o público, retomando uma tradição anterior à pandemia.

Sob o comando de Ricardo Morari, presidente da ABE, os comentaristas terão o desafio de destacar as características e qualidades dos vinhos, sendo protagonistas da maior degustação de vinhos de safra do mundo. Este ano, o evento traz um enfoque especial para a presença feminina, com cinco mulheres no painel de comentaristas, refletindo a crescente atuação das mulheres no universo do vinho, tanto na produção quanto no consumo.

Com a participação de 67 vinícolas de sete estados brasileiros e do Distrito Federal, a Safra 2024 promete surpreender. Ao todo, foram inscritas 472 amostras, sendo a maioria proveniente do Rio Grande do Sul, principal polo vitivinícola do país. As amostras passaram por uma rigorosa avaliação técnica realizada por 90 enólogos que as degustaram às cegas, seguindo normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

No evento, serão anunciados os 30% de vinhos classificados como os mais representativos da safra, além das 16 amostras selecionadas para a degustação simultânea. A expectativa é grande entre os participantes e apreciadores, que poderão acompanhar de perto a excelência do vinho brasileiro.

Para quem nunca participou da Avaliação Nacional de Vinhos, a ABE disponibiliza a edição anterior do evento, acessível através do link https://www.youtube.com/watch?v=Qa8upEaU2EQ&t=7709s.

OS COMENTARISTAS

  1. Ari Gorestein – Co-CEO e diretor de produtos de Víssimo Group – Brasil
  2. Bruno Sias Rodrigues – Sommelier – Brasil
  3. Bruno Vianna – Sommelier – Brasil
  4. Daniel Arraspide – Jornalista e sommelier – Uruguai
  5. Dionísio Chaves – Sommelier – Brasil
  6. José Ignacio Hernández – Enólogo – Espanha
  7. Lucia Porto – Jornalista e sommelier – Brasil
  8. Marcio Campos Dias – Jornalista – Brasil
  9. Mauricio Ceccon – Sommelier – Brasil
  10. Murillo de Albuquerque Regina – Engenheiro Agrônomo – Brasil
  11. Paula Theotonio – Jornalista e sommelier – Brasil
  12. Protásio Da Luz – Médico – Brasil
  13. Rosane Marchetti – Jornalista – Brasil
  14. Sara Bodowsky – Jornalista – Brasil
  15. Vanessa Stefani – Enóloga – Brasil
  16. Sorteado

Leia também – Enoteca Mundi: Plataforma de vinhos une ensino, entretenimento e conexão

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…

Don Romano celebra Dia do Queijo com promoções especiais

Em comemoração ao Dia do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o restaurante Don Romano…

Chez France celebra 13 anos com descontos e brindes exclusivos

A Chez France, importadora renomada no Brasil pela curadoria de vinhos franceses de alta qualidade,…

Crise do vinho tinto francês: mudanças de consumo e desafios climáticos

O vinho tinto, um dos símbolos culturais da França, enfrenta uma crise sem precedentes, apontada…