Campanha de apoio aos vinhos gaúchos

Uma das composições mais emblemáticas do cancioneiro do Rio Grande do Sul, “Querência Amada” é a trilha sonora do novo vídeo institucional do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS). Criada para reforçar a campanha de valorização da produção vitivinícola gaúcha, a peça celebra a canção composta por Teixeirinha, lançada em 1975 no disco “Aliança de Ouro”. A letra exalta a uva, o vinho e os parreirais que pontuam a paisagem do estado, além de valorizar o acolhimento do povo gaúcho, que atualmente enfrenta as consequências da maior enchente de sua história.

A iniciativa se soma a outras ações para apoiar os produtores de uva e vinho impactados pela intempérie. Uma delas é a criação de um selo especial para destacar os rótulos gaúchos nos pontos de venda, tanto no Rio Grande do Sul quanto em outros estados. Distribuído entre as vinícolas associadas às entidades do Consevitis-RS (Uvibra, Agavi, Fecovinho e ACIU), o selo visa chamar a atenção do consumidor para a origem do produto, incentivando a compra e contribuindo para a movimentação do setor. O selo está disponível para download em versões para impressão e digital.

Todos os materiais da ação, incluindo o vídeo, estão disponíveis para download neste link.

A cadeia vitivinícola gaúcha em números
Conforme estudo realizado recentemente pelo Consevitis-RS, o Complexo Econômico da Uva e Derivados (produção de uvas e vinhos) representa aproximadamente 2% do PIB gaúcho. No cálculo, não estão incluídas atividades relacionadas ao enoturismo e à enogastronomia.

O setor compreende cerca de 12,5 mil propriedades com produção de uvas, em uma área plantada total de 44.473 hectares, espalhadas por diversas regiões. A atividade envolve cerca de 60 mil agricultores familiares, que se viabilizam através da produção de uvas. Atualmente, estão registradas aproximadamente 550 vinícolas e cooperativas.

Leia também – Programação do Evento Degustar

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Curso Básico de Vinhos Nível 1 Intensivo de Férias

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) acaba de anunciar o Curso Básico…

Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…

Produção nacional segue conquistando prêmios na França

Os vinhos e espumantes brasileiros seguem conquistando prêmios na França. Somente neste ano, já foram…