Campanha Gaúcha: ganha mais espaço na produção de vinhos

Fonte: Revista Sabores do Sul
Foto: Revista Sabores do Sul

A Campanha Gaúcha, uma região situada no extremo Sul do Brasil, fazendo fronteira com a Argentina e o Uruguai, é conhecida por ser o berço do churrasco, das tradições gaúchas e das vastas planícies que se estendem até onde a vista alcança. No entanto, além da pecuária, outra herança histórica brilha intensamente: a vitivinicultura, que a cada ano surpreende mais com a qualidade de seus vinhos, que recebem reconhecimento tanto nacional quanto internacional.

Na safra de 2023, foram colhidos mais de 8 milhões de quilos de uvas em cerca de 900 hectares. Essa área de vinhedos, tradicionalmente cultivada em espaldeiras, abrange aproximadamente 1,5 mil hectares. Embora essa safra tenha sido cerca de 20% menor do que a anterior, destaca-se por apresentar um nível de qualidade incrível, de acordo com Pedro Candelária, presidente da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha.

Oito das vinícolas que compõem a Associação – Batalha, Bodega Sossego, Campos de Cima, Dom Pedrito, Dunamis, Guatambu, Peruzzo e Pueblo Pampeiro – estarão presentes na Wine South America, uma das mais importantes feiras do setor, que acontecerá em Bento Gonçalves entre os dias 12 e 14 de setembro.

Foto: Banco de Imagens Ibravin, Divulgação
Foto: Banco de Imagens Ibravin, Divulgação

A Campanha Gaúcha é uma parte essencial da história da viticultura brasileira. Os primeiros registros de produção de vinho na região datam do século XIX, mais precisamente em 1882, quando a primeira vinícola brasileira, a Marimon & Filhos, foi estabelecida em Bagé.

Desde então, a indústria vitivinícola brasileira passou por uma notável evolução. Hoje, na Campanha – a região mais quente e com menor volume de chuvas do Sul do país – o clima temperado, marcado por estações bem definidas e uma grande variação térmica, combinado com tecnologia, inovação, qualidade dos vinhedos e eficiência de produção, resulta em produtos altamente qualificados da região.

Em 2020, após uma espera prolongada, a região finalmente recebeu sua Indicação Geográfica. Com a Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha, os vinhos produzidos ali passaram a ter ainda mais prestígio, pois sua origem foi certificada e várias normas de produção são observadas, tudo avaliado por um comitê regulador composto por profissionais reconhecidos.

Durante a Wine South America, produtores, enólogos e proprietários das vinícolas estarão presentes em Bento Gonçalves para apresentar seus novos lançamentos, portfólios de produtos e esclarecer dúvidas. Essa é uma excelente oportunidade para explorar mais profundamente uma das regiões mais notáveis no cenário vitivinícola do Brasil.

Saiba mais sobre a Campanha Gaúcha

Área geográfica: 44.365 km2

Municípios: 14

Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana.

Vinícolas que fazem parte da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha:
Almabaska Grupo Miolo (Almadén e Quinta do Seival)
Batalha Guatambu
Bodega Sossego Nova Aliança
Bueno Wines Peruzzo
Campos de Cima Pueblo Pampeiro
Cerros de Gaya Routhier e Darricarrère
Dunamis Salton
Estância Paraizo Vinhética
  Zampieri e Fernandes
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…

Júri Internacional Avalia 12º Brazil Wine Challenge

O 12º Brazil Wine Challenge, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Bento…

Dia do Vinho Ticiana Werner

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…