Château Ausone e Château Cheval Blanc abrem mão da classificação de Saint-Emilion

O prazo para apresentar os dossiês para a classificação de Saint-Emilion 2022 encerrou no dia 30 de junho de 2021, mas nenhum dossiê foi recebido do Château Ausone  ou do Château Cheval Blanc, o que, na prática, equivale à retirada de ambas as propriedades da classificação.

Chatêau Ausone
Chatêau Ausone renuncia à classificação Saint-Emilion 2022

Apesar de parecer uma falha adminstrativa, não foi. A real desistência foi confirmada no dia 9 de julho no jornal francês online Terre de Vins

Este dois Châteaux detinham a classificação mais alta do sistema de Saint-Emilion: a de Premier Gran Cru Classe “A”. Apenas outros dois possuem também a mesma classifcação: Château Angelus e Château Pavie. A originalidade dessa classificação, inclusive, é sua revisão a cada 10 anos. A primeira edição foi anunciada em 1955.

Chatêau Cheval Blanc - fora da classificação Saint Emilion 2022
Château Cheval Blanc – fora da classificação Saint Emilion 2022

Em ambos os casos, o motivo apresentado reflete a percepção de que os critérios de seleção e classificação se afastaram demais de uma ênfase na propriedade, seus vinhedos e, claro, dos vinhos em si, uma vez que houve mudança nos critérios da classificação e que eles não levam mais em conta apenas a qualidade do vinho, mas questões como a qualidade do enoturismo oferecido, a fama e o marketing.

Há rumores também de que o fato do Chateau Angelus e Château Pavie terem ascendido em 2012 também tenha abalado os concorrentes  Chateau Ausone e  Château Cheval Blanc.

Essa decisão prejudicará o Chateau Ausone e o  Château Cheval Blanc? Sinceramente, acredito que não. É mais fácil prejudicar a classificação uma vez que a saída dessas duas casas tão importantes poderá desvalorizar o certame.

Sem dúvidas, quando a classificação for apresentada, mesmo que com novos nomes e excelentes vinhos, Château Ausone e Château Cheval Blanc irão fazer falta!!!

Leia também: Entenda a importância da poda das videiras no inverno

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Zante Restaurante: Uma viagem à culinária grega no Restaurant Week

Em tempos de calor intenso, nada melhor do que se refugiar em um ambiente arborizado…

Degustação exclusiva de Almaviva com Michel Friou em Brasília

Ontem, tive a oportunidade (e privilégio) de degustar em primeira mão a safra 2022 de…

Restaurant week no Mezanino: Almoço com vista na Torre de TV

Com as altas temperaturas e a seca intensificando o calor em Brasília, encontrar um local…

Conheça as marcas de vinho mais valiosas do mundo

As 10 marcas de vinho mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance, foram selecionadas…