Conheça a menor vinícola do Vale dos Vinhedos

 

Fachada da Vinícola Torcello
Fachada da Vinícola Torcello

A menor vinícola do Vale dos Vinhedos chama-se Torcello e visitá-la é uma experiência muito interessante para conhecer de perto como é realizado o processo de elaboração de vinhos de ótima qualidade, de maneira tão artesanal. O local é pequeno, mas a simpatia e a atenção da Luciana Valduga e do Rogério Valduga, proprietários do estabelecimento, fazem toda a diferença.

A visita oferecida pela Torcello é gratuita e não precisa ser agendada. Inicia com uma explicação de 30 minutos sobre todo o processo de elaboração do vinho. Luciana, responsável pela condução da visita, dá uma verdadeira aula de vinhos de forma bem didática, o que atrai aqueles que não entendem nada do assunto e agrega informações importantes aos mais entendidos. Fiquei realmente encantada com a maneira que a visita foi conduzida no local.

Uma máquina de quase 60 anos de idade é usada para inserir as rolhas nas garrafas
Uma máquina de quase 60 anos é usada para inserir as rolhas nas garrafas

A Torcello é a típica “vinícola boutique“, aquela pequena e simples, mas cujo objetivo é o de primar pela qualidade dos seus produtos.  Anualmente são feitas 10 mil garrafas de vinhos tintos, 15 mil de espumantes e 30 mil de sucos de uva, tudo de forma artesanal, mas controlada. Uma das coisas que mais me chamou a atenção na Torcello foi a maneira como são inseridas as rolhas em cada garrafa.  O processo é realizado manualmente com o auxílio de uma máquina de aproximadamente 60 anos, só o fato de ver de perto essa verdadeira relíquia funcionando valeu minha ida ao local.

Após a visita e as explicações, fui juntamente com o grupo do qual fazia parte – éramos cinco pessoas –  à degustação, que também é oferecida de forma gratuita. Tive a oportunidade de experimentar os dois espumantes produzidos na casa – um Moscatel e um Brut e, também, os vinhos Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat da casa. Esse último inclusive, da safra 2012, foi o que mais me agradou – muito bem estruturado, persistente e equilibrado e a um preço bastante acessível – R$40,00. Também experimentei a grappa, destilado da casca da uva, e o suco de uva Torcello: tudo uma delícia!
Equipe do Blog (eu e Guilherme à dir.) muito bem recebidos por Rogério e Luciana Valduga
Equipe do Blog (eu e Guilherme Penchel à dir.) muito bem recebida por Rogério e Luciana Valduga

No final da visita,  fui presenteada pelo Rogério Valduga com uma garrafa do vinho mais especial da vinícola que custa R$75,00. É um Merlot da safra 2012, produção limitada de apenas 1500 garrafas. Esse vou degustar com calma e colocar minhas avaliações no blog: aguardem!

A vinícola Torcello fica localizada bem no início do Vale dos Vinhedos. Quem quiser saber mais e até adquirir os produtos do local, deve entrar na página da Torcello na Internet pelo endereço www.torcello.com.br.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma celebra seis anos com novo menu especial

O Restaurante Aroma, localizado na 407 Sul, em Brasília, comemora seis anos de trajetória e…

Vinhos brasileiros ganham espaço na ProWine Shanghai

O vinho brasileiro volta a conquistar espaço internacional. Desta vez, seis vinícolas nacionais participam da…

Cerimônia japonesa marca noite exclusiva no Noru Sushi

O restaurante Noru Sushi, no Noroeste, realiza no dia 26 de novembro a 3ª edição…

Festival Bar em Bar 2025 movimenta a cena gastronômica de Brasília

De 15 a 30 de novembro, Brasília recebe a 19ª edição do Festival Bar em…