MAPA abre Consulta pública sobre padrões de identidade e qualidade de vinhos

O mercado do vinho é bastante importante no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no dia 9 de julho a Portaria nº 346 que submete à consulta pública, pelo prazo de 75 dias, a proposta que estabelece os padrões de identidade e qualidade para vinhos e derivados da uva e do vinho, em todo o território brasileiro.

O objetivo dessa ação é impulsionar adequações e complementações na Instrução Normativa n° 14/2018 e dar maior alinhamento aos regramentos internacionais sobre o assunto, sendo eles o Regulamento vitivinícola do Mercosul e à Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

MAPA abre consulta pública sobre padrões de vinho

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária avaliará as sugestões recebidas e procederá às adequações relevantes.

Deve ser por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, que as sugestões tecnicamente fundamentadas devem ser encaminhadas, na qual pode ser acessado por esse link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/. O usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA) para ter acesso ao Sisman, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.

A qualidade de vinhos no Brasil vem se elevando cada vez mais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. No Brasil, o agronegócio contempla o pequeno, o médio e o grande produtor rural e reúne atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final. O MAPA exerce suas atividades nos estados brasileiros através das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs).

Leia: Lançada I Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília em Planaltina-DF

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…

Júri Internacional Avalia 12º Brazil Wine Challenge

O 12º Brazil Wine Challenge, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Bento…

Dia do Vinho Ticiana Werner

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…