DV Catena em homenagem 200 anos da Independência do Brasil

DV Catena em homenagem ao bicentenário de independência do Brasil
DV Catena em homenagem ao bicentenário de independência do Brasil

Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, a ser completado esse ano, foi criado o vinho argentino DV Catena Tinto Histórico Edição Bicentenário 2019. Lançado em edição limitada, o vinho colecionável traz em seu rótulo a inscrição “Homenaje a mi país hermano”, com a assinatura de Nicolás Catena Zapata, produtor do vinho e que tem uma relação afetiva muito próxima com o Brasil.

Desenvolvido especialmente para marcar a data comemorativa, esse é o primeiro vinho da bem-sucedida linha DV Catena (criada por Nicolás em homenagem a seu pai, Domingo Vicente) que é produzido a partir de um corte de três uvas: Malbec (75%), Bonarda (19%) e Petit Verdot (6%). As cepas foram selecionadas por Alejandro Vigil, enólogo-chefe das Bodegas Catena Zapata, em quatro diferentes vinhedos, com características distintas de altitude e solo. Com certeza o vinho promete!

Lunlunta está a 920m de altitude, tem solo de origem aluvial com argila nas camadas superiores e pedregulhos nas mais profundas. Gualtallary, a 1.450m, tem parcela de solos com calcário e pedregulhos, além de pedras de rio nas partes mais profundas.

Eugenio Bustos está localizado a 1.090m e apresenta solos arenosos, com camadas de húmus de calcário e pedras de rio na base. Já El Mirador, a 750m de altitude, tem solos aluviais de origem sedimentar, com húmus e matéria arenosa.

Cada parcela do vinho é maturada em uma barrica de carvalho (nova, de segundo e de terceiro uso) específica para ela. Segundo a vinícola, o resultado é um tinto opulento e de grande equilíbrio, que encanta com facilidade. Tem excelente capacidade de guarda, mas já está pronto para ser bebido, harmonizando com carne vermelha, massas e queijos. Hummmm! Que delícia! Fiquei curiosa e já quero experimentar.

Jantar de lançamento DV Catena Tinto Histórico Edição Bicentenário 2019

Para lançar o DV Catena Tinto Histórico Edição Bicentenário 2019, a Mistral promoverá em São Paulo no próximo dia 9 de agosto um jantar com a participação especial de Adrianna Catena, filha caçula de Nicolás. Mais informações sobre o vinho e de como participar do evento: www.mistral.com.br/especiais/centenario , tel. (11) 3372-3401 ou whatsapp (11) 9113-3912.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…

Júri Internacional Avalia 12º Brazil Wine Challenge

O 12º Brazil Wine Challenge, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Bento…

Dia do Vinho Ticiana Werner

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…