O brasiliense Frederico Benjamin de Souza Nunes, sommelier da Millesime Wine Consultancy (MWC) Comércio e Consultoria foi eleito o Melhor Sommelier Brasileiro de Vinhos do Alentejo no Brasil. Com a conquista, ele exercerá a função, durante o ano de 2018, de embaixador dos Vinhos do Alentejo no país. Frederico Benjamim, como é conhecido, é consultor de vinhos diplomado em Sommelier pela EAS/CETT – Barcelona, qualificado pela Court of Master Sommelier I e pelo Wine and Spirits Education Trust – WSET 3. Também possui MBA em Gerenciamento de Empresas Vitivinícolas.
Quinta Edição
Essa foi a quinta edição do concurso. Durante o evento, eles realizaram teste escrito e foram convidados a aferir as caraterísticas singulares dos vinhos alentejanos. Desta etapa resultou o apuramento de dois representantes de cada cidade, perfazendo um total de oito finalistas que viajaram ao Alentejo conhecer de perto a realidade e as especificidades da região.
São Paulo
Aldo Assada – Grand Cru Importadora
Débora Cristine Vendramini – O Beijo de Bacco
Rio de Janeiro
Amauri Santana de Souza – Restaurante Rubaiyat Rio
Adriano Henrique Cíndido de Souza – Carrefour
Curitiba
Alessandro Pescara – Adega Brasil Empório
Mizael Tavares Gomes – Angeloni
Brasília
Frederico Benjamim de Souza Nunes – Millesime Wine Consultancy Comércio e Consultoria
Rafael Costacurta – Marietta Café
Grande Final
A grande final da competição promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) aconteceu no dia 26 de janeiro, em Évora, no Hotel Mar de Ar Muralha. Este ano o júri foi composto por Francisco Mateus, presidente da Direção da CVRA, Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos brasileiro e Guilherme Correa, o importante sommelier brasileiro, que agora trabalha em Portugal.
CVRA
Promovida pela CVRA e mobilizando cerca de 150 inscritos de todo o Brasil, a iniciativa teve o objetivo de descobrir e despertar talentos brasileiros para a área de vinhos, chamando a atenção para a produção do Alentejo, região que, pela expansão no número de garrafas, confirma ser cada vez mais apreciada por enófilos brasileiros.
Para Francisco Mateus, Presidente da CVRA “esta é uma iniciativa que coloca os concorrentes em contato direto com os Vinhos do Alentejo, com a sua história e com todas as características que os tornam únicos. É uma oportunidade que se têm de trocar experiências com os profissionais da região e que se traduz numa experiência inigualável. Para nós, este é um concurso importantíssimo porque o nosso embaixador no Brasil (no caso Frederico Benjamin) será a pessoa que nos representará e que intensificará a notoriedade e o posicionamento da nossa marca no mercado brasileiro.”