Embaixada de Portugal em Brasília comemora Port Wine Day

Evento na embaixada de Portugal celebra Port Wine Day
Evento na embaixada de Portugal celebra Port Wine Day

Em 2021, o Douro Vinhateiro (a mais antiga região demarcada do mundo) completou 265 anos. O aniversário – conhecido como Port Wine Day – assinala a criação da área pelo Marquês de Pombal e aconteceu no dia 10 de setembro. As comemorações, no entanto, seguem de forma intensa até o final deste ano. Dentre os eventos, destaque para as 11 degustações comentadas em diversos países como Alemanha, Canadá, Dinamarca, EUA, França, Países Baixos, Reino Unido, Suíça, Brasil e Portugal.

Port Wine Day 2021
Port Wine Day 2021

A convite do Embaixador de Portugal Luís Faro Ramos, fui uma das convidadas a participar, no dia 12 de novembro, da prova comentada de Vinhos do Porto na Embaixada de Portugal, em Brasília. Na ocasião, dois excelentes vinhos foram apreciados: um Tawny Port 10 anos Martha’s Wines and Spirits e um Taylor’s Late Bottle Vintage 2016. Diretamente de Portugal, o especialista Carlos Soares, em nome do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto – IVDP, conduziu a degustação lembrando o importante papel do Instituto no sentido de fiscalizar, controlar, certificar e promover o vinho da região. “Trabalhamos pela qualidade e identidade do vinho do Porto visando garantir a confiança do consumidor”, resumiu.

Port wine Day é comemorado na Embaixada de Portugal com degustação online
Port wine Day é comemorado na Embaixada de Portugal com degustação online. Na foto o embaixador Luís Faro Ramos e o representante do IVDP Carlos Soares
Dai Nasteoli (Jornal de Brasília), Etiene Carvalho (Blog Vinho Tinto), Adriana Nasser (De Rolha em Rolha) e Cyntia Malacarne (World wine Bsb)
Dai Nasteoli (Jornal de Brasília), Etiene Carvalho (Blog Vinho Tinto), Adriana Nasser (De Rolha em Rolha) e Cyntia Malacarne (World Wine Bsb)

Sobre Comércio Exterior

Em 2020, a Região Demarcada do Douro representou 69% das exportações portuguesas de vinhos com Denominação de Origem, sendo a região vitivinícola mais importante de Portugal. Atualmente são mais de 20mil viticultores espalhados por 250mil hectares o que restringe produção em massa. “Não temos condições de produzir em escala e, por isso, primamos pela qualidade”, resumiu o especialista.

Região do Douro
Região do Douro

O Brasil é um importante mercado para a exportação de vinhos portugueses, incluindo o Vinho do Porto, cada vez mais procurado pelos consumidores brasileiros, conforme se pode depreender pelo aumento do volume de exportação (mais 10% em setembro de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do IVDP).

O consumo de vinho no Brasil tem vindo a aumentar paulatinamente, sendo os vinhos portugueses particularmente apreciados, o que se traduz não apenas no aumento da procura, mas também em casos de empresários brasileiros que optam por investir no setor em Portugal, ou histórias de apreciadores que decidem estudar os vinhos portugueses e o Vinho do Porto em particular.

Vinhos Degustados – Embaixada de Portugal

LBV e Tawny 10 anos
LBV e Tawny 10 anos

Martha’s 10 Anos Tawny

De cor âmbar escuro, esse vinho é feito com as uvas Touriga Nacioanl, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão, Tinta Amarela e Tinta Roriz. É envelhecido em barricas de carvalho por cerca de 10 anos e possui aromas intensos de nozes, avelãs, damasco, mel e tostados. Vinho extremamente complexo. É encorpado, equilibrado e possui final persistente. Tem 19,5% de álcool. Ideal para ser degustados com pastel de Belém ou quindim. Preço médio: R$350,00

Taylor’s LBV 2016

De cor rubi intensa com nuances violáceas, esse vinho possui 20% de álcool. No nariz é um misto de frutas do bosque frescas e maduras. Mostra um ligeiro toque herbal. Muito denso e exuberante é extremamente equilibrado e possui um final de boca muito longo. Perfeito para harmonizar com comidas à base de chocolate amargo ou, de forma ousada, com uma carne bovina com molho de frutas vermelhas. Preço médio: R$260,00.

Leia também: Brasília recebe a primeira etapa do Road Show 2021

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…

Júri Internacional Avalia 12º Brazil Wine Challenge

O 12º Brazil Wine Challenge, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Bento…

Dia do Vinho Ticiana Werner

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…