Quando se trata de vinho, prefiro ser tradicional à moderninha demais. Acredito que assim, posso beber vinhos melhores. No entanto, não posso fechar os olhos para algumas invenções, que apesar do fundo totalmente comercial, acabam aguçando a curiosidade de todos os tipos de enófilos. É o caso da nova “sommelière eletrônica” batizada de D-Vine. Uma das novidades apresentada por franceses (Isto mesmo! Aqueles provenientes do país que produz os melhores vinhos e champanhes do mundo) durante o salão CES (Consumer Electronics Show) deste ano, em Las Vegas. Por oferecer doses individuais de vinho, em “condições ideais” de degustação, já foi apelidade de a “Nespresso do vinho”.
A máquina utiliza embalagens individuais de 100ml e como na Nespresso, utiliza cápsulas que são colocadas na parte superior do equipamento. Depois de acionada, a D-Vine por meio de um processo que corresponde a cerca de três horas de aeração, deixa o vinho pronto pra ser consumido, inclusive no que diz respeito à temperatura. O ciclo termina em 1 minuto, até a taça ser preenchida e poder ser degustada.
Por enquanto, 30 variedades de vinho francês estão disponíveis na versão cápsula, incluindo alguns grands crus da Borgonha e de Bordeaux. O preço das cápsulas varia entre 2 e 16 euros. Já a máquina custa 500 euros. Ah! pelo aplicativo da D-Vine, o usuário pode também visualizar um vídeo do produtor ou os comentários de um enólogo sobre cada vinho.
“Se a ideia é beber só uma taça, beba um bom vinho e da melhor maneira”, explica Thibaut Jarrousse, co-fundador da 10-Vins, aberta em Nantes, no oeste da França, e criadora do aparelho.
Assista o vídeo promocional