Frente parlamentar quer reduzir carga tributária sobre produção de vinhos

O diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, entidade que reúne o setor vitivinícola (responsável pelo cultivo de uvas e fabricação do vinho), informou nesta quinta-feira (12) que o País já produz mais de um milhão de toneladas de uvas.

Segundo Paviani, cerca de 700 mil toneladas são utilizadas para fabricação de sucos, vinhos e espumantes. O restante é utilizado na produção dos chamados derivados, como destilados de vinhos, de bagaço de uva fermentado e vinagres. A declaração foi feita durante o lançamento da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados da Câmara dos Deputados.

Frente parlamentar quer estimular produção de uva e vinho e reduzir impostos sobre o setor (Foto Nilson Batista)
Frente parlamentar quer estimular produção de uva e lutar para redução da carga tributária sobre produção de vinhos  (Foto Nilson Batista)

Crescimento do setor vitivinícola

O representante do Ibravin destacou que o setor está crescendo e se qualificando no Brasil. Hoje, pelo menos 12 estados já estão envolvidos com a produção de vinhos.

“Um produto que é referencial são os espumantes, que têm ganhado premiações no mundo inteiro por sua qualificação e sua excelente relação custo benefício, principalmente aquele produzido na região Sul e no Vale do São Francisco”, informou Paviani. Ele acrescentou que o produto brasileiro tem frescor e sabor de fruta, e combina o clima local.

Alta Carga Tributária 

O deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) será o coordenador da frente parlamentar. Ele afirmou que o objetivo da frente é defender o setor da alta carga tributária, uma vez que os impostos sobre o vinho chegam a até 50% do valor do produto.

“Hoje nós temos vinhos importados que chegam ao Brasil competindo com nossos vinhos justamente devido às vantagens que encontram na importação. Nossos produtores são pequenos produtores, da agricultura familiar”, lembrou o deputado.

Fonte – Agência Câmara Notícias

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Masterclass marca comemoração do dia de Portugal

Uma Masterclass com excelentes rótulos portugueses marcou a primeira parte das comemoraçoes do dia de…

Evento com presença de Luis Pato em Brasília

Quem esteve em Brasília foi o renomado produtor da Bairrada, Luis Pato. O evento, promovido…

ProWine São Paulo 2024 será palco do lançamento mundial

O evento ProWine São Paulo, a maior e principal feira de vinhos e destilados das…

ConceptWine realiza 1º Enomeeting Internacional

A ConceptWine, empresa com mais de 6 anos de experiência ensinando sobre vinhos, apresenta o…