Melhor Sommelier Brasileiro de Vinhos do Alentejo é eleito

20160122_92c8e5 (2)
Cláudio Moreira Alves (centro) – melhor sommelier brasileiro de vinhos do Alentejo. Foto (CVRA)

O carioca Cláudio Moreira Alves (no centro da foto), sommelier do Hotel dos Bretões, Sapucaia – Rio de Janeiro, foi eleito o Melhor Sommelier Brasileiro de Vinhos do Alentejo no Brasil. Com a conquista, ele exercerá a função de embaixador dos Vinhos do Alentejo no país, ao longo de 2016.

CVRA

Promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e mobilizando cerca de 60 inscritos de todo o País, a iniciativa tem o objetivo de descobrir e despertar talentos brasileiros para a área de vinhos, chamando a atenção para a produção do Alentejo, região que, pela expansão no número de garrafas, confirma cair cada vez mais, nas graças do apreciador brasileiro.

vinho-vinhos-do-alentejo
A CVRA mobilizou sommeliers de diversos cantos do Brasil para participarem da competição Melhor Sommelier Brasileiro de Vinhos do Alentejo

Terceira Edição

Essa foi a terceira edição do concurso e envolveu sommeliers das cidades brasileiras de Belo Horizonte, Campinas, Recife e São Paulo, com um workshop conduzido pelo jornalista e crítico de vinhos portugueses Rui Falcão. No workshop foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Durante o evento, eles realizaram teste escrito e foram convidados a aferir as caraterísticas singulares dos vinhos alentejanos. Desta etapa resultou o apuramento de dois representantes de cada cidade, perfazendo um total de oito finalistas que viajaram ao Alentejo conhecer de perto a realidade e as especificidades da região.

Grande Final

A grande final da competição promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) decorreu em Lisboa, no hotel Epic Sana e foi disputada por oito sommeliers. Consistiu numa prova teórica e uma prova oral, de teste de conhecimentos e simulação de serviço em contexto de restaurante, respetivamente.  Teve como júri o crítico de vinhos Rui Falcão, o crítico gastronômico Duarte Calvão e o presidente da direção da CVR Alentejana, Francisco Mateus. A iniciativa anual tem como objetivo aproximar o mercado brasileiro da produção dos vinhos do Alentejo, mercado onde as exportações de vinhos alentejanos passaram de 2,3 para 3 milhões de litros, entre 2012 e 2015, o que significou um aumento de 30%.

Veja aqui uma reportagem da Final do Evento disponível no site da CVRA

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Masterclass marca comemoração do dia de Portugal

Uma Masterclass com excelentes rótulos portugueses marcou a primeira parte das comemoraçoes do dia de…

Evento com presença de Luis Pato em Brasília

Quem esteve em Brasília foi o renomado produtor da Bairrada, Luis Pato. O evento, promovido…

ProWine São Paulo 2024 será palco do lançamento mundial

O evento ProWine São Paulo, a maior e principal feira de vinhos e destilados das…

ConceptWine realiza 1º Enomeeting Internacional

A ConceptWine, empresa com mais de 6 anos de experiência ensinando sobre vinhos, apresenta o…