Noite de cultura e vinhos: “Dias Diplomáticos do Vinho” destaca Eslovênia e Eslováquia

Nesta quinta-feira (12), o PalominaWineBar, na 405 Sul de Brasília, foi palco da segunda edição do evento “Dias Diplomáticos do Vinho”, que celebrou os vinhos e as tradições da Eslovênia e da Eslováquia. Com um público seleto de convidados jornalistas, diplomatas e embaixadores de diversos países, a noite foi marcada por descobertas e muita descontração.

Cultura e conexões: Eslovênia e Eslováquia em destaque

As embaixadoras Katarina Tomková (Eslováquia) e Mateja Kračun (Eslovênia) abriram o evento com um bate-papo leve e informativo, destacando as particularidades de cada país. Apesar das semelhanças nas línguas eslavas, as embaixadoras ressaltaram as diferenças que tornam cada nação única: a Eslovênia, com seu litoral encantador, e a Eslováquia, com seus imponentes castelos medievais foram alguns destes destaques.

Embaixadoras Katarina Tomková, da Eslováquia, e Mateja Kračun, da Eslovênia

Vinhos para todos os paladares


O menu de vinhos foi um dos grandes destaques da noite, com opções que agradaram desde os iniciantes até os conhecedores. O vinho laranja, foi destacado pela empresária Silvia Rejane, da “Más Vino”. “São vinhos de estilo diferente: estruturados, tânicos e com essa coloração única devido ao contato das cascas de uvas brancas”, explicou Silvia, despertando a curiosidade dos convidados.

 

 Tradição vinícola: tesouros escondidos da Europa

A Eslovênia e a Eslováquia têm uma rica história vinícola, com produções que remontam a séculos. Na Eslovênia, as regiões de Primorska, Podravje e Posavje se destacam por vinhos como o Teran (tinto) e o Riesling (branco). Já a Eslováquia, com suas regiões de Pezinok, Modra e Tokaj, é conhecida por vinhos brancos como o Grüner Veltliner e tintos como o Frankovka Modrá.

 

Curiosidade: “Zdravie” – um brinde à saúde!
Em esloveno e eslovaco, “Zdravie” significa “saúde”. E foi com essa palavra que os convidados representando diversos países brindaram, celebrando não apenas os vinhos, mas também a união entre culturas e a alegria de momentos compartilhados.

Leia também Restaurantes do Pontão do Lago Sul participam do Restaurant Week 2025

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Paixão a primeira taça pelo Cerasuolo di Vittoria 2015 Gulfi

Alguns vinhos nos conquistam à primeira taça, e o com o Cerasuolo di Vittoria 2015…

Mané Mercado participa do festival Restaurant Week

Complexo gastronômico reúne 15 restaurantes para o festival, aberto até 16 de março Já pensou…

Embaixada da Itália recebe participantes da Missão Técnica: Imersão Gastronômica

Na noite de segunda-feira, o Embaixador da Itália, Alessandro Cortese, abriu as portas da Embaixada…

Vinho espanhol e sua elegância

Me encantei por esse espanhol tinto produzido pela vinícola Cueva del Vento, na região de…