Os Pinot Noirs de Sanabria

Cartola 2021 e Transversal 2022 - excelentes Pinots de Sanabria
Cartola 2021 e Transversal 2022 – excelentes Pinots de Sanabria

Hoje vou falar de dois tintos naturais e fantásticos que tive a oportunidade de degustar: o vinho Cartola Pinot Noir 2021 e o vinho Transversal Brasília 62 anos 2022 – ambos produzidos pelo jovem enólogo e produtor gaúcho Carlos Sanabria. Natural de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Sanabria vive hoje em Brasília, onde possui uma loja de vinhos naturais na CLN407. É ele  também o responsável pelo primeiro vinho natural brasiliense – Solo Fértil Syrah 2022 – produzido pelo Vinhedo Lacustre, no Lago Norte e que, em breve, estará à venda. Sem dúvidas, um enólogo que está fazendo história e vai brilhar muito. Podem apostar nisso!

Enólogo Carlos Sanabria
Enólogo Carlos Sanabria

Cartola 2021

Cartola by Sanabria
Cartola by Sanabria

Esse vinho é produzido com a uva Pinot Noir de Vacaria-RS (região gaúcha de Campos de Cima da Serra) e foi elaborado em Bento Gonçalves-RS. O nome Cartola foi uma homenagem ao avô de Sanabria que era fã do cantor e compositor  de “As Rosas não Falam” e “O Mundo É um Moinho”.

Foram produzidas apenas 50 garrafas do produto. Tive a oportunidade de degustá-lo em duas oportunidades, uma logo quando engarrafado e outra quase um ano depois. Por ser um Pinot Noir natureba – portanto, sem adição de leveduras, sulfitos  e sem filtragem – me chamou atenção o fato de estar  muito bom em ambas oportunidades. Na primeira, mais fresco e vibrante, claro, mas na segunda, ainda muito encantador, misturando a fruta a um pouco de notas de ervas e levemente terrosas. Para quem possui o vinho, recomendo que o abra o quanto antes para poder apreciar sua fruta vermelha intensa, sua acidez ainda viva e seus taninos macios e redondos. Um vinho de boa tipicidade, elegante e que impressiona, mas que, infelizmente, já se encontra esgotado. Agora é ficar de olho na próxima safra!!! Ah! um detalhe importante o belo rótulo do vinho é uma criação da artista plástica Stephanie de Paula.

Transversal 2022 – Brasília 62 anos

Transversal by Sanabria
Transversal by Sanabria

Esse vinho foi feito com uvas Pinot Noir de Bento Gonçalves-RS, onde também foi elaborado. O rótulo foi uma demonstração de afeto a Brasília e a seus 62 anos de idade e, por isso, foram elaboradas apenas 62 unidades. Mais um vinho raro e delicioso feito por Sanabria e que, infelizmente não está mais disponível também. Vinho fácil de beber, com boa acidez e taninos macios. De persistência e corpo médios, porém bem marcante. Frutas vermelhas frescas, com toques de especiarias e notas terrosas. Agora é esperar o sexagésimo terceiro aniversário da cidade para aproveitar a nova safra. Já quero!

O rótulo estampa uma foto do fotógrafo brasiliense Robson Anselmo que retratou com toda sua sensibilidade a Torre de TV, um dos pontos turísticos mais famosos de Brasília.

Achado

Os Pinot Noirs de Sanabria são escassos e são também excelentes. Além desses dois, ele ainda produz o Vinhos Relva 2022, mas que também se encontra fora de estoque. Então, se aprecia vinhos naturais de qualidade e ficou interessado, fique de olho no site www.vinhosdaqui.com.br, onde o enólogo comercializa não apenas suas criações, que incluem outras castas além da Pinot, e inúmeros vinhos naturais de qualidade produzidos pelo Brasil

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Curso Básico de Vinhos Nível 1 Intensivo de Férias

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) acaba de anunciar o Curso Básico…

Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…

Produção nacional segue conquistando prêmios na França

Os vinhos e espumantes brasileiros seguem conquistando prêmios na França. Somente neste ano, já foram…