Provino se consolida como principal feira de negócios do vinho na América Latina

Provino 2019 é sucesso como feira de negócios de vinhos (Foto: Revista Adega)
Provino 2019 é sucesso como feira de negócios de vinhos (Foto: Revista Adega)

Promover o encontro entre produtores e importadores com distribuidores, lojistas e varejistas de diversos estados brasileiros e outras regiões da América Latina. Esta foi a missão da Provino 2019, primeira edição da Feira Profissional de Vinhos e Destilados, que se concretizou como a mais importante feira de negócios voltada para este segmento de bebidas no País.

Foram cerca de 6 mil oportunidades criadas, mais de 200 marcas expondo e um fórum de conteúdo profissional muito concorrido, com lotação de salas. A Provino trouxe experiência e ousadia, apresentando vinhos, destilados e compartilhando muito conhecimento sobre o universo encantador dessa indústria que no ano passado cresceu 169% somente no Brasil segundo pesquisa da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Na Provino 2019 foi possível apresentar muito além de vinhos, uma vez que os expositores levaram a um público altamente qualificado tendências, lançamentos, acessórios e inclusive maquiagem com a temática. Foram ao todo 2.600 visitantes que puderam desfrutar das novidades. O sucesso foi destacado por Bastian Mingers e Géraldine Leverd, que são diretores da ProWein, a maior feira de negócios do vinho do mundo.

Sucesso da Provino

a Provino 2019 foi classificada como um hub sul-americano de wine business.
A Provino 2019 foi classificada como um hub sul-americano de wine business.

Presentes no evento, a Provino 2019 foi classificada como um hub sul-americano de wine business. “Público satisfeito e expositores ocupados. Como primeira edição, a feira superou as expectativas e estabeleceu um importante canal para novas oportunidades de negócios”, destacou Bastian Mingers. Já para Géraldine Leverd, o desafio será a consolidação da feira a longo prazo.

Contudo, essa preocupação não vai durar muito, afinal, a edição de 2020 da Provino já tem data para acontecer: de 20 a 22 de outubro, na Transamerica Expo Center. “Fizemos um trabalho preciso na seleção dos visitantes, avaliando cada perfil para qualificar a audiência. O resultado foi muito bem-sucedido”, celebrou Rico Azeredo, diretor da Provino.

Diversidade nos lançamentos

A Feira Profissional de Vinhos e Destilados trouxe as principais importadoras do País, que reservaram novidades exclusivas para o evento. Foram eles:

  • Adega Alentejana, com o argentino Amadeo Malbec e grandes vinhos portugueses;
  • Cantu Importadora, que anunciou a parceria com a marca Rosé Piscine, hoje o vinho francês mais consumido no Brasil;
  • O Primitivo de Puglia IGT, da linha A.Mare, pertencente à Terra Rossa, que é marca própria da World Wine;
  • O lançamento do português Adaga, feito pela importadora Vinoli;
  • A VCT, novamente a principal importadora de vinhos do Brasil no 1º semestre deste ano, participou com as marcas Concha y Toro, Trivento e Fetzer;
  • A Optimus Importadora apostou nos vinhos argentinos Mosquita Muerta, de fermentação natural, e a edição limitada do Vale Secreto do Chile;

Desembarque em São Paulo

Provino
Logomarca Provino

Países como Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, França, Portugal e Uruguai igualmente marcaram presença na Provino. A Feira proporcionou um espaço para que o público entrasse em contato direto com vários representantes, fomentando também diversas ações.

É o caso da Wines of Chile, que reuniu vinícolas de grande importância dentro da Provino e também da Associação Empresarial de Portugal (AEP), que colaborou com a participação de marcas portuguesas.

Além disso, a França marcou presença por meio da Vignobles Bouillac, a Bleu de Mer e a PNR, importadora do empresário francês radicado no Brasil Philippe de Nicolay-Rothschild. A Argentina participou através das bodegas Budeguer e La Coste de Los Andes (Chateau La Coste), e a Lenz Moser apresentou na Provino sabores da Áustria. Já a Bolívia levou vinhos das vinícolas La Concepción e La Cabaña.

Os nacionais também tiveram vez na Provino

As produções nacionais também marcaram presença na Provino 2019, como foi o caso dos vinhos sem conservantes e a maquiagem inspirada no mundo do vinho da Famiglia Valduga. As apresentações escolhidas pelo grupo ficaram a cargo do branco Chardonnay Era e também do espumante Ponto Nero SO2 Free, livres da adição de SO2 (dióxido de enxofre).

Por meio da marca Vinotage, outra novidade apresentada foram os cosméticos feitos à base de uvas que deram origem à linha de maquiagens Vinya, com gloss, rímel, lápis de olho e paletas de sombras com tons inspirados nesse universo repleto de tintos, brancos e rosés.

A Villa Francioni, da Serra Catarinense, levou como destaque o VF Rosé 2018, que foi premiado no Guia ADEGA Vinhos do Brasil e ficou popularmente conhecido como o “rosé da Madonna” depois da cantora degustá-lo em sua passagem pelo Brasil. Já o Grupo Miolo preparou um masterclass para apresentar a novidade: o Íride Miolo Sur Lie Nature 2019.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…