Premiação Histórica realizada no Brasil revela os melhores vinhos chilenos

Claudio Cilveti, managing director da Wines of Chile; Oscar Paez, diretor do ProChile Brasil; Ana Paula Padrão, mestre de cerimônias do evento; Mario Pablo Silva, vice-presidente da Vinos de Chile; e Alvaro Arriagada, encarregado do mercado Brasil na Wines of Chile (Foto: Norio Ito)
Claudio Cilveti, managing director da Wines of Chile; Oscar Paez, diretor do ProChile Brasil; Ana Paula Padrão, mestre de cerimônias do evento; Mario Pablo Silva, vice-presidente da Vinos de Chile; e Alvaro Arriagada, encarregado do mercado Brasil na Wines of Chile (Foto: Norio Ito)

Em uma cerimônia de gala realizada em São Paulo no dia 2 de dezembro foram revelados os melhores vinhos do Chile no 12º Annual Wines of Chile Awards (AWoCA), considerada uma edição histórica, já que aconteceu pela primeira vez fora do Chile. O Brasil foi o escolhido para sediar o principal concurso de vinhos do Chile e a escolha dos 15 vinhos melhores rótulos chilenos ficou a cargo de corpo de juízes exclusivamente composto por sommeliers e especialistas brasileiros. O grande destaque desta edição foi o Syrah Gran Reserva 2012 da Viña Casas del Bosque que além de ser o Best in the Show, honra máxima do concurso, ainda  levou o prêmio na categoria Syrah.

O Syrah da Vina del bosque se destacou no evento.
O Syrah Gran Reserva 2012 da Viña Casas del Bosque se destacou no evento.

Confira os vencedores do 12º AWoCA:

Best in the Show – Syrah Gran Reserva 2012/Viña Casas del Bosque

Premium Red – Armida 2009/De Martino

 Premium White – Amelia 2013/Concha y Toro

Other Reds – Tama Vineyard Selection Carignan 2013/Viña Anakena

Other Whites – Single Vineyard Neblina Riesling 2011/Leyda

Blends – 5 Cepas 2013/Casa Silva

Rosé – Gallardía del Itata Cinsault 2014/De Martino

Sparkling Wine – Brut Nature/Viña Morandé

Late Harvest – Erasmo Late Harvest Torontel 2009/Erasmo

Cabernet Sauvignon – Gran Terroir de los Andes – Los Lingues Cabernet Sauvignon 2012/Casa Silva

Carmenère – Carmenère Reserva 2013 Pedriscal Vineyard/Falernia

Pinot Noir – Pinot Noir Reserva 2013/Falernia

Syrah – Syrah Gran Reserva 2012/Viña Casas del Bosque

 Chardonnay – Tarapacá Gran Reserva Chardonnay/Viña Tarapacá

Sauvignon Blanc – Specialties Sauvignon Blanc Ocean Side 2014/Santa Carolina

aaagarafas
Mais de 630 vinhos inscritos: recorde de inscrições de amostras. (Foto: Norio Ito)

Recorde de inscrição – Este ano foram inscritos 639 vinhos de 92 vinícolas, um recorde de inscrições de amostras. Desembarcaram em São Paulo 2.652 garrafas, o que representa quase 2 mil litros de vinho. “O processo para entrada de vinhos no Brasil envolve uma série de etapas alfandegárias e o empenho das vinícolas em participar demonstra a importância do mercado brasileiro para a indústria de vinhos do Chile”, resume Claudio Cilveti, managing director da Wines of Chile.

Jurados – Os jurados brasileiros que escolheram os melhores vinhos do Chile em 2014 foram: Carlos Cabral (grupo Pão de Açúcar), Mário Telles (ABS-SP), José Luiz Pagliari (SBAV-SP), Diego Arrebola (eleito melhor sommelier do Brasil e Wine Director do Grupo Pobre Juan), Manoel Beato (grupo Fasano), Gabriela Monteleone (sommelière), Daniela Bravin (Bravin), Tiago Locatelli (grupo Varanda), Gabriela Bigarelli (Maní), Jorge Lucki (Valor Econômico), Marcelo Copello (Revista Baco) e Didú Russo (Blog do Didú). Segundo Cilveti, managing director da WOC, “a escolha dos jurados considerou principalmente a representatividade de cada um em diversos segmentos do mercado.

Guia para o trade – Aguardado pelas vinícolas e pelos produtores, o resultado do AWoCA tem grande influência no mercado, já que funciona como um “guia” para o trade – cadeia que envolve importadores, bares, restaurantes, lojas de vinhos, empórios, supermercados e hotéis – e para os consumidores, pois indica o que de melhor tem sido produzido no Chile.

aaachile A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa.

Fonte: CH2A Comunicação

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…