Selo IP Altos Montes para vinhos vai se tornar realidade a partir de amanhã (13/05)

Um brinde à IP Altos Montes - Foto: Usina de Notícias
Um brinde à IP Altos Montes – Foto: Usina de Notícias

Amanhã, dia 13 de maio, a Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes Apromontes irá entregar o Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de IP Altos Montes Safra 2020 (IP significa Indicação de Procedência). Cinco vinícolas irão receber a aprovação: Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Viapiana, Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina e Vinhos Fabian. O evento é um marco histórico para os Vinhos dos Altos Montes, que terá sua primeira safra de vinhos com o selo de procedência.

“Há muito tempo estamos trabalhando pelo reconhecimento da nossa Indicação de Procedência e pela valorização da nossa região. Agora estamos prestes a lançar a nossa primeira safra com o selo oficial e isso é uma conquista que nos dá muita alegria, além de valorizar todo o mercado vitivinícola brasileiro”, comemora o Coordenador da IP Altos Montes Giovani Fabian.

A entrega dos certificados será feita de forma individual em cada vinícola. Os vinhos que irão receber os certificados de aprovação na próxima semana passaram por avaliação técnica e degustação às cegas em janeiro. Na ocasião, foram avaliadas 11 amostras e todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores.

“Impressionou muito a qualidade de todos os vinhos, sejam brancos ou tintos. Representaram exatamente o que foi a Safra da Safra de 2020, alta qualidade, muita coloração nos vinhos tintos, potencial de guarda absurdo. E quando se refere aos vinhos brancos, vinhos muito leves, com uma boa acidez e super frutados. Eu tenho certeza que com o passar do tempo esses vinhos vão melhorar ainda mais e nós vamos mostrar para o consumidor a qualidade dos vinhos da Altos Montes”, explica Edegar Scortegagna, integrante do Comitê de Avaliação e Enólogo do Ano 2020 eleito pela ABE.

Vinhedo Luiz Argenta em Flores da Cunha-RS (divulgação)ã
Vinhedo Luiz Argenta em Flores da Cunha-RS (divulgação)ã

A Safra 2020 foi histórica para o mundo da vitivinicultura, mas além de boas condições climáticas, a expertise dos enólogos dos Altos Montes foi fundamental para entregar vinhos de tanta qualidade, conforme avalia Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho: “A qualidade do conjunto certamente tem uma associação com a safra 2020, que foi uma safra fenomenal em termos de condição climática e da maturação. Mas não adianta somente ter a condição de clima. Os profissionais aqui da região, Nova Pádua e Flores da Cunha, souberam extrair o melhor da qualidade que se apresentaram nas uvas. Então, no conjunto, está de parabéns a Apromontes.”

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.

Sobre a Apromontes 

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Leia: Delirec – a nova rede social dos amantes da Gastronomia

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…