Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da cerimônia de abertura da Semana de Alimentação Fora do Lar, promovida pela Abrasel. Na ocasião, foram debatidos temas que visam facilitar o processo de empreender no Brasil, como a reforma tributária, o apoio ao empreendedorismo em favelas e a integração entre tecnologia e inovação nos bares e restaurantes.

Estiveram presentes no palco da cerimônia: Rosane Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Abrasel; Thiago Falcão, líder do Conselho Nacional da Abrasel; Luizinho Hirata, presidente da Abrasel em São Paulo; e Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Os representantes da entidade também receberam Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo pelo PSD; Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae em São Paulo; Ana Dayse Fortunato, coordenadora do núcleo da Abrasel no Vergel do Lago, que representou os núcleos da Abrasel em favelas; Rodolfo Marinho, secretário Municipal de Turismo de São Paulo; e Marcelo Strama, diretor do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, abordou a importância do reconhecimento da essencialidade de bares e restaurantes na Constituição, conquistado no ano passado com a reforma tributária. “Esse movimento traz uma maior estabilidade e apoio fundamental aos empreendedores, ajudando na sobrevivência e prosperidade do setor.”, afirmou.

Solmucci destacou que a reforma deve pôr fim à guerra fiscal e enfatizou que uma alíquota justa para o setor permitirá um retorno de capital mais sustentável para os negócios. “Hoje, a maioria dos empreendimentos do setor tem uma alta taxa de mortalidade empresarial devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos empresários. Nossa expectativa é que a reforma permita que os negócios permaneçam ativos por mais tempo. A alíquota ideal deve servir de modelo para as alíquotas nos países da Europa, referência em termos de IVA,” destacou Solmucci.

Outro ponto-chave foi a divulgação das iniciativas da Abrasel em comunidades, com a criação de núcleos na favela. “A Abrasel não quer apenas se conectar com essas comunidades, mas também ser parte ativa delas, ajudando a desenvolver e apoiar empreendedores locais,” completou.

O secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marian, elogiou a resiliência do setor de gastronomia no pós-pandemia e destacou os esforços da cidade de São Paulo em promover eventos gastronômicos, como o “Guia Michelin”, que ajudam a valorizar e divulgar a gastronomia local. Marian também ressaltou a importância da colaboração entre a gestão pública e o setor privado e mencionou os ajustes que a cidade tem feito para apoiar a indústria de alimentos e bebidas.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, reforçou o apoio do governo estadual ao setor de bares e restaurantes. Ele destacou a importância econômica do setor e a disposição do governo em colaborar para seu desenvolvimento. Lucena mencionou a satisfação do governador Tarcísio de Freitas em apoiar eventos como a Semana de Alimentação Fora do Lar.

Marcos Vinholi, diretor técnico do Sebrae em São Paulo, abordou a tendência de usar tecnologia para personalizar o atendimento e fidelizar os clientes, a necessidade de práticas sustentáveis nos estabelecimentos e a inclusão e valorização dos funcionários mais velhos. Por fim, Vinholi destacou a importância de eventos como a Semana de Alimentação Fora do Lar para fomentar o desenvolvimento e a competitividade dos empreendimentos.

A Semana de Alimentação Fora do Lar segue até o dia 14 de junho, em São Paulo (SP), simultaneamente com a Fispal Food Service, a maior feira de foodservice da América Latina.

Leia também – Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Hyatt Wine Club 2024: Evento Beneficente para Vítimas das Enchentes

O Espaço EAU, no Grand Hyatt São Paulo, será palco da terceira edição do Hyatt…

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…