Tendência sobre Consumo e Mercado de Vinho é pauta de Congresso em Bento Gonçalves (RS)

Branco, tinto ou rosé? Espumante ou tranquilo? Nacional ou importado? O que influencia o consumidor no momento da escolha e compra de um vinho? As vinícolas devem seguir as tendências do mercado ou criar seus próprios diferenciais? Responder a essas e outras questões será a tarefa de Márcio Oliveira, palestrante que irá realizar a abertura do XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e do XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, no dia 3 de novembro, em Bento Gonçalves.
A palestra “Entendendo o que os consumidores valorizam nos vinhos e estabelecendo estratégias para o mercado”, terá como ponto de partida os resultados de duas pesquisas. A primeira com consumidores de vinho, e outra na qual foram entrevistados, consumidores ou potenciais consumidores de vinho. Oliveira adianta que “de uma forma geral, o brasileiro prefere vinhos tintos, frutados e com taninos macios”.
Além das pesquisas, toda a sua trajetória como editor do Blog: Vinoticiasbh, Ex-Diretor de Degustação e Vice-Presidente da SBAV-MG; Ex-Diretor de Degustação da Confraria de Sommeliers Profissionais de Belo Horizonte; Diretor de Degustação e Professor do Curso de Sommeliers na ABS-Minas e consultor para lojistas e restaurantes, irão auxiliar na apresentação deste complexo cenário atual e de seus reflexos.
A programação completa do XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, de 3 a 7 de novembro, numa promoção conjunta entre a Embrapa Uva e Vinho e Associação Brasileira de Enologia (ABE), pode ser conferida no site oficial do evento, www.clavecongres.com,  onde também pode ser efetuada a inscrição.
Até o momento, cerca de 50% das inscrições para participar da programação dos eventos está preenchida. Até o dia 31 de agosto, o valor das inscrições para estudantes será de  R$ 570 e  R$ 780 para profissionais.  Na inscrição estão inclusos o coquetel de abertura, três almoços no local do evento, seis coffee breaks, três degustações temáticas, material dos Congressos e certificado de participação. As visitas técnicas previstas na programação serão por adesão, com divulgação de valores em breve.
O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia são uma promoção da Associação Brasileira de Enologia e Embrapa  Uva e Vinho com patronagem da Organização Internacional da Uva e do Vinho; patrocínio do Ibravin, Prefeitura de Bento Gonçalves,  LNF Latino Americana, Lallemand, AEB Group, Verallia, Scholle, Amazon Group, Vêneto Mercantil , e apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Dall’Onder Grande Hotel.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…