Vinho brasileiro com uva grega

Acaba de chegar ao mercado o Liberum Manus Assyrtiko, um vinho autoral e experimental da vinícola Manus Vinhas e Vinhos, que foi elaborado com uma uva originária da Grécia. Os vinhedos próprios da Manus estão localizados em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul.

O Liberum Manus Assyrtico foi cultivado com a variedade branca grega Assyrtiko, que se desenvolveu plenamente nos terroirs de Encruzilhada do Sul. “A Assyrtiko é originária da ilha de Santorini e também cultivada em outras ilhas do Egeu, como Paros. Em nosso país, resultou em um vinho de bela coloração amarelo palha, fresco, com bom volume de boca, bela acidez e notas de frutas cítricas, pimenta verde, marmelo e melão”, detalha o vinhateiro e proprietário Gustavo Bertolini.

Esse vinho apresenta uma maturação de cerca de 6 meses em contato com rochas do solo, que conferiram complexidade e mineralidade, expressando o terroir na taça. Ideal para harmonizar com peixes e frutos do mar, Gustavo recomenda consumir o Liberum Manus Assyrtico entre 8° e 10° C. A produção é limitada a apenas 950 garrafas.

Além disso, o Liberum Manus Assyrtico oferece um sabor único e distinto, proporcionando uma experiência única para os apreciadores de vinhos que desejam explorar novos horizontes. A combinação da variedade Assyrtiko com o terroir brasileiro traz um toque de inovação e originalidade ao vinho, tornando-o uma opção perfeita para aqueles que buscam novidades no mundo do vinho.

Leia também – Wines of Brazil busca negócios internacionais na Vinitaly

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…