Incrível esforço na colheita das uvas de Ribeira Sacra no nordeste da Espanha

Viticultura perigosa
Uma das incríveis fotografias de Ribeira Sacra, por Chris Pleasance,  publicada no Dayli Mail
Colheita de Mencía na Galícia
Ribeira Sacra – produção de vinhos há mais de 2000 anos (Foto: Bodega Regina Viarum)

O periódico britânico Daily Mail publicou este mês uma matéria interessante sobre a colheita mais perigosa do mundo realizada em Ribeira Sacra, na Espanha. Fiquei tão impressionada com o esforço dos trabalhadores do local, conhecidos como viticultores heróicos, e com as belas paisagens da região, que decidi pesquisar um pouco mais sobre o assunto para compartilhar aqui no Blog Vinho Tinto.

A Ribeira Sacra está localizada no nordeste da Espanha, na Galícia, e é também uma Denominação de Origem  (título referente a uma área que obedece a regras específicas relacionadas tanto ao cultivo da uva quanto à elaboração do vinho). O local é praticamente um cannyon delimitado pelos rios Sil e Minho e tem a cidade de Monforte de Lemos considerada a capital. O vinho produzido na região desde a época da Roma antiga é conhecido como “ouro líquido do Sil”.  Dizem que uma das variedades de vinho da Ribeira Sacra, o Amandi, procedente da área com o mesmo nome, era enviado a César todos os anos naquele tempo.

Uva mencía em Ribeira Sacra
Mencía é a casta tradicional de Ribeira Sacra (Foto: Bodega Regina Viarum)

Mencía – A casta mais comum da região é a Mencía, uva tinta não muito conhecida no Brasil, mas muito tradicional no noroeste da Península Ibérica e que elabora vinhos aromáticos, frutados e de cor intensa.

Cultivo e colheita – O cultivo das videiras no local é caracterizado pela dificuldade do trabalho humano e pelo enorme esforço exigido. Por se tratar de um local bastante íngreme, a única maneira de chegar às encostas rochosas é a pé ou de trator.  Há algumas temporadas, foram instalados trilhos para facilitarem o trabalho de cultivo das uvas, que são transportadas, na época da colheita, em cestos suspensos em fios até o rio, de onde são levadas de barco para as adega locais produzirem os vinhos.

Vinicultura heróica na Espanha
Trilhos auxiliam no transporte das uvas até o Sil de onde seguem para as adegas (Foto: Regina Viarum)

As vinhas de uma das importantes vinícolas do local, a Bodega Regina Viarum, por exemplo, estão dispostas em escadarias de pedra que caem até ao rio, chegando a ter um desnível de 80%. Muitos que passam por lá relatam que cada passo pelo terreno da vinícola é um desafio às vertigens em especial na época das colheitas. Tudo no local é feito de forma manual, pois a mecanização na área não é possível. “Sangue, suor e lágrimas” é o slogan dos rótulos dos vinhos da Regina Viarum  que representam a viticultura heróica da Galícia.

Viticultura heroica
“Sangue, suor e lágrimas” – slogan de uma das bodegas de Ribeira Sacra para definir o esforço da viticultura local. (Foto: Bodega Regina Viarum)

Microclima único – Segundo os enólogos que trabalham em Ribeira Sacra, as uvas do local possuem uma ótima maturação e são beneficiadas pelo microclima único proporcionado pelos rios e, ainda, pelo solo granítico e de ardósia. A matéria do jornal britânico compara as condições encontradas em Ribeira Sacra às encontradas em algumas das maiores regiões vinícolas do mundo, tais como Bordeaux , Borgonha e Champagne . A diferença, pelo que pude perceber, é o preço dos vinhos, pois encontrei na internet vinhos de Ribeira Sacra sendo comercializados entre sete e 12 euros  pela Bodega Regina Viarum  e pela bodega Cruceiro Reixo, muito conhecidas na região.

Confira também a matéria do Daily Mail e as maravilhosas fotografias da viticultura em Ribeira Sacra.

 

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Confira os cursos da Associação de Sommeliers do DF para Março

Já imaginou aprimorar os seus conhecimentos na área do vinho de forma teórica e prática?…

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…