Rota do Alentejo: Uma Jornada Vinícola

Portugal - Alentejo
Portugal – Alentejo

Além das inúmeras opções de entretenimento que Portugal oferece, o Enoturismo tem sido o principal atrativo para os visitantes brasileiros em solo lusitano. Um exemplo notável é a Rota dos Vinhos do Alentejo, um programa muito procurado que proporciona uma experiência sensorial única, cativando os amantes da enogastronomia e aqueles que desejam mergulhar na cultura local.

Em um cenário em constante expansão no setor de turismo, o Enoturismo emerge como uma atividade em notável ascensão, especialmente nas terras de Portugal. Com sua rica herança vinícola e paisagens deslumbrantes, Portugal, em particular a região do Alentejo, tem capturado o interesse de viajantes de todas as partes do mundo, com os brasileiros desempenhando um papel de destaque nesse movimento.

Terroir Alentejo
Terroir Alentejo

Durante os primeiros quatro meses deste ano, o número de turistas brasileiros rumo a Portugal aumentou impressionantes 54% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando uma notável soma de 765 mil visitas em um intervalo tão curto. Como resultado direto dessa substancial elevação, o Brasil escalou do quinto para o quarto lugar no ranking dos principais mercados emissores de turistas para o Alentejo, experimentando um significativo aumento de 26,5%.

Esse crescimento sem precedentes reflete a crescente importância do Enoturismo como impulsionador econômico para Portugal, consolidando sua influência no cenário turístico. A riqueza das tradições vitivinícolas portuguesas, aliada à hospitalidade calorosa do país, exerce um magnetismo irresistível sobre os brasileiros, que buscam experiências enriquecedoras.

Vinhos de Talha - Alentejo
Vinhos de Talha – Alentejo

Dentro da Rota do Alentejo, várias vinícolas merecem destaque. Uma delas é a adorada pelos brasileiros, Cartuxa, que oferece diversas opções de visitas e provas de vinho, variando desde visitas simples até degustações premium. A Herdade do Esporão, pioneira no Enoturismo, oferece visitas às vinhas e à adega com provas de vinhos brancos e tintos. A Quinta do Carmo, também conhecida como Quinta de Dona Maria, com mais de 150 anos de tradição, oferece diferentes tipos de provas, incluindo uma opção completa com almoço ou jantar. A Adega Mayor, conhecida por sua arquitetura inovadora, proporciona diversas experiências de Enoturismo, incluindo aulas de ioga com prova de vinhos. A Herdade do Sobroso, além de sua localização excepcional, oferece opções de visitas com provas de vinhos acompanhadas por queijos e enchidos regionais.

Recentemente, a região do Alentejo também recebeu a vinícola Nunes Barata, situada no Alto Alentejo, que produz vinhos de qualidade com uvas predominantemente portuguesas.

Certificação
Certificação

Por trás de toda essa riqueza de experiências está a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que desde 1989 se dedica a certificar, controlar, proteger, promover e chancelar os vinhos da região. Com a supervisão da CVRA, a Rota do Alentejo se transforma em uma jornada autêntica e envolvente, onde cada vinícola conta uma história única por meio de suas uvas e vinhos, convidando os viajantes a explorar um mundo de sabores, cultura e tradição.

Sobre CVRA Alentejo

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. A sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

Fotos:

www.vinhosdoalentejo.com.br;

www.vinhosdoalentejo.pt.

A empresa Exponor Brasil é a agência responsável pela comunicação e promoção do CVR Alentejo no Brasil. (www.exponor.com.br)

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…