Encontrado em Atenas copo de vinho usado por Péricles

péricles
Péricles – grande político e orador grego

Considerado um dos principais líderes democráticos de Atenas, Péricles foi um grande político e orador grego no século V. Nessa última semana o jornal grego TaNe informou que um copo de vinho pertencente a este célebre estadista foi achado no bairro de Kifissia, norte de Atenas.

Depois de unir todos os 12 fragmentos, os arqueólogos confirmaram  que o copo pertencia a Péricles, pois encontraram seu nome registrado junto ao nome de outros cinco homens no objeto, aparentemente seguindo uma ordem hierárquica. Além disso, o nome de seu irmão mais veho, Arifrón, também foi encontrado junto ao nome de Péricles.

“Arifrón é um nome muito pouco frequente. O fato de que apareça ao lado do de Péricles nos faz ter 99% de certeza que se trata dos dois irmãos”, afirmou Angelos Matthaiou, secretário da Sociedade Grega de Epigrafia.

copo-pericles
Depois de unir todos os 12 fragmentos do copo de vinho, os arqueólogos confirmaram que o copo pertencia a Péricles

Suspeita-se que o copo de vinho tenho sido usado durante um dos grandes banquetes gregos, os simpósios,e, como recordação, escreveram seus nomes nele. “É uma descoberta excepcional, um elemento genuíno de um momento íntimo”, comemorou Galini Daskalaki.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…