Morre Celio Alzer – sommelier, autor e professor da ABS Rio

Célio Alzer morre aos 78 anos (Foto: Reprodução)
Celio Alzer morre aos 78 anos (Foto: Reprodução)

É com muito pesar que o Blog Vinho Tinto informa o falecimento de Celio Alzer, respeitado professor, sommelier e escritor da área de vinhos, na manhã deste dia 7 de setembro de 2020. Alzer foi internado há duas semanas para um cateterismo e, apesar de a cirurgia ter sido um sucesso, no pós-operatório, surgiu a falta de ar e a descoberta de ser positivo para Covid-19, razão pela qual veio a ter complicações e falecer. Aos 78 anos, era um dos maiores conhecedores  de vinhos do País e professor da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio desde a década de 80, onde também fora presidente em duas ocasiões.

Celio Alzer produziu e apresentou o programa “Falando de vinhos”, na Rádio Jornal do Brasil, ao lado de Danio Braga, e “Adega”, na Rádio Sul América Paradiso, ambas no Rio de Janeiro. Foi também responsável por cartas de vinhos de vários restaurantes cariocas.

Livros de Celio Alzer

Tradicao-Conhecimento-e-Pratica-dos-Vinhos-379558
Tradição Conhecimento e Prática dos Vinhos

Amante da escrita e focado em dividir seus conhecimentos na área de vinhos, escreveu os livros “Tradição, conhecimento e prática dos vinhos” (José Olympio Editora) e “Falando de vinhos” (Editora Senac Rio), ambos em parceria com Danio e “O passo a passo da degustação” (Editora Senac Rio). Também traduziu o livro “Teoria e prática da degustação de vinhos” (Editora Espaço Tempo), do italiano Giancarlo Bossi.

“Não me interessa elitizar”, Celio Alzer

Livro de Célio Alzer
Livro de Célio Alzer

Quando lançou seu terceiro livro, em 2018, “Feitos um para o outro — Os vinhos perfeitos para combinar com 1.304 pratos”, revelou ao jornalista Vinícius Queiroz Galvão, de O Globo: “Uma razoável iniciação na harmonização pode ajudar o cara a ser mais feliz. Nunca pretendi sofisticar; não me interessa elitizar. Eu quero é vulgarizar, no sentido de tornar comum o vinho, como na Europa. Vinho é para estar na minha mesa todo dia.”  Célio Alzer deixa viúva, um filho e dois netos.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…

Júri Internacional Avalia 12º Brazil Wine Challenge

O 12º Brazil Wine Challenge, que ocorrerá de 16 a 19 de julho em Bento…

Dia do Vinho Ticiana Werner

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…