Pró-Vinho: entidades se unem para aumentar o consumo de vinho no Brasil

Pró-Vinho pretende aumentar o consumo do vinho no Brasil

Aumentar o consumo do vinho no Brasil é uma das metas do projeto Pró-Vinho, criado pelas entidades ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Bebidas), ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) e ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). A atuação da Pró-Vinho será realizada de forma direta e democrática. Em reuniões mensais as entidades e especialistas envolvidos vão formatar ações e criar materiais destinados a comunicar sobre o vinho e fomentar seu consumo.

Qualquer estabelecimento ou profissional terá acesso às campanhas e peças criadas pela Pró-Vinho. Basta se cadastrar na plataforma (www.provinho.org.br), acessar os materiais e baixar os que mais interessam. A plataforma também vai disponibilizar também informações de mercado, notícias atualizadas e dados do setor para apoiar a cadeia como um todo. O conceito e as peças da primeira campanha estão em fase de finalização e em breve serão divulgados e disponibilizados no site.

Atualmente, o Brasil ocupa a 17ª posição no ranking mundial de consumo de vinho, apesar de ser a sétima maior economia do mundo. No total, são consumidos 338 milhões de litros de vinho por ano no Brasil, dos quais 65% são rótulos nacionais e 35% importados (dados da Ideal Consulting e da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Quem integra a Pró-Vinho

Aliados à ABBA, à ABRAS, ao IBRAVIN e à ABRASEL estão alguns dos principais importadores, vinícolas, especialistas, consultores e jornalistas do setor, compondo o time que mensalmente se reunirá para desenvolver estratégias e campanhas para o segmento.

As pessoas que integram o corpo diretivo da Pró-Vinho são: Adão Morellatto, sócio da International Consulting; Adilson Carvalhal Júnior, diretor da importadora Casa Flora e presidente do conselho da ABBA; Álvaro Cézar Galvão, autor do site Divino Guia; Ari Gorenstein, co-CEO da Evino; Carlos Cabral, consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar; Carlos Paviani, diretor de relações institucionais do IBRAVIN; Davi Trevisan, representante comercial da ABRAS; Didu Russo, autor do Blog do Didu; Diego Bertolini, gerente de promoção do mercado interno e externo do IBRAVIN; Domingos Meirelles, diretor geral da Exponor Brasil; Felipe Galtaroça, sócio da Ideal Consulting; Guilherme Velloso, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS/SP) e colaborador da revista ADEGA; João Batista, consultor empresarial; Jorge Lucki, colunista de vinho da Rádio CBN e do jornal Valor Econômico; José Osvaldo Albano do Amarante, diretor-técnico da Mistral Importadora; Lamberto Percussi, sócio da Vinheria Percussi, membro da ABRASEL e da ANR; Luciana Salton, diretora executiva da vinícola Salton; Marcio Milan, superintendente da ABRAS; Marcio Marson, diretor da MMarson Wine Consulting; Orlando Pinto Rodrigues Júnior, sócio-fundador da importadora Premium e membro do conselho da ABBA; Percival Maricato, fundador e diretor jurídico da ABRASEL; Ricardo Castilho, diretor editorial da revista Prazeres da Mesa; René Ormazabal Moura, membro da Associação dos Produtores da Campanha; Rodrigo Lanari, fundador da WInext; Sergio Queiroz, sócio-diretor da Baco Multimidia; Solange Souza, autora do site Mesa Completa; e Suzana Barelli, editora de vinhos da revista Menu. Também atuando na Pró-Vinho está a CH2A Comunicação, responsável pela assessoria de imprensa e divulgação da iniciativa.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…