Vinícola Pizzato: modernidade e tradição na Serra Gaúcha (RS)

Vinícola Pizzato no Blog Vinho Tinto
Vinícola Pizzato: local moderno construído ao lado de vinhas históricas (Foto: arquivo Pizzato)

Por mais que se leia e se estude sobre vinhos nada se compara a uma visita in loco a uma vinícola. Melhor ainda se for  uma daquelas que alia modernidade e tradição para que o visitante possa acompanhar e entender claramente todo o processo de elaboração de um bom vinho.

Quando estive em Bento Gonçalves (relembre aqui) visitei inúmeras vinícolas de grande, médio e pequeno porte. Dentre as de médio porte, uma das que mais gostei foi a Pizzato – um local moderno construído ao lado de vinhas históricas e em meio a uma bela paisagem da Serra Gaúcha.

Vinícola Pizzato no Blog Vinho Tinto
Executiva de Vendas da Pizzato Caroline Fantin e Etiene Gomes, editora do Blog Vinho Tinto

Depois de uma conversa por telefone com um dos sócios da empresa, Flávio Pizzato, fui convidada a conhecer o local. Devido a compromissos fora do estado, o Flávio não pôde me recepcionar, mas indicou a Executiva de Vendas Caroline Fantin para fazer isso. Foi ela que me mostrou, com muita paciência, cada cantinho da vinícola, apresentou todos os rótulos e contou toda a história do empreendimento, que teve início do séc.XIX com a chegada de imigrantes italianos ao Brasil, dentre eles Antônio Pizzato, responsável por trazer do Vêneto conhecimentos sobre cultivo de videiras. Em 1999,  o patriarca da família, Plínio Pizzato, e seus filhos Flavio, Flávia, Jane e Ivo (in memoriam) decidiram que era chegada a hora de não só cultivar uvas, mas também produzir vinhos finos e, aí, nasceu a  empresa Pizzato Vinhas e Vinhos.

Vinícola Pizzato
Vinhos da Pizzato são sucesso em eventos e Feiras de Vinho. (Foto: www.vinumbrasilis.com.br)

Hoje, a vinícola, que tem os integrantes da família como responsáveis pelo processo de produção e de comercialização da bebida, possui vinhos que têm feito muito sucesso pelo Brasil, como o Fausto Verve Gran Reserva (cerca de R$50,00 na Internet) e o DNA 99 Merlot 2008 (R$139,na Internet). (Eu, inclusive, já conhecia os vinhos da empresa por meio de degustações em Feiras de Vinhos Nacionais e por indicação de amigos enófilos e sommeliers que me diziam: “Não deixe de passar no stand da Pizzato para apreciar os bons vinhos da Feira”). Em Bento Gonçalves, fiquei sabendo também que o sucesso dos vinhos Pizzato já chegou ao exterior e se faz presente em muitos restaurantes e lojas lá fora.

Vinícola Pizzato
Quem visitar a vinícola Pizzato poderá conhecer os vinhedos do local (Foto: acervo Pizzato)

Quem for ao Vale dos Vinhedos, não pode deixar de participar das visitas guiadas oferecidas no local para verificar de perto as instalações modernas da vinícola e degustar os deliciosos vinhos e espumantes das linhas Pizzato e Fausto. As visitas acontecem todos os dias das 10h às 17h e aos sábados e feriados das 10h às 18h. Mais informações pelo e-mail pizzato@pizzato.net ou pelos telefones: (54)3459.1155 e (54)3055.0440.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Expovitis 2024 começa nessa sexta

Brasília se prepara para se tornar o epicentro do enoturismo brasileiro com a realização da…

Aurora Lança Campanha de Inverno Destacando Vinhos Finos

A Cooperativa Vinícola Aurora, líder na comercialização de vinhos finos brasileiros, lançou sua campanha de…

Hyatt Wine Club 2024: Evento Beneficente para Vítimas das Enchentes

O Espaço EAU, no Grand Hyatt São Paulo, será palco da terceira edição do Hyatt…

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…