Cabernet Franc Peñalolen – ousadia chilena

Experimentei o Cabernet Franc Peñalolen 2010 em uma degustação oferecida pela Adega Baco, localizada no Setor Sudoeste, em Brasília. Foram quatro vinhos degustados na noite: um brasileiro da Serra Catarinense, um italiano do Piemonte, um chileno do Vale do Casablanca e um brasileiro da Serra dos Pirineus. Foi o chileno Cabernet Franc varietal (feito de uma única uva) da Vinícola Peñalolen que mais me chamou a atenção.

Nunca havia bebido um vinho produzido apenas com a Cabernet Franc – Na verdade, essa uva é muito usada em cortes bordaleses (misturas de vinhos de diferentes uvas com a finalidade dePeñalolen-2010 produzir um único vinho em Bordeaux) para dar cor intensa e fornecer alguns aromas de groselha e cereja negras – mas, adorei a ousadia da vinícola em fazer um Cabernet Franc varietal chileno.
O vinho, de cor púrpura intensa,  é extremamente aromático e bastante persistente no nariz. Senti muito aroma de pimentão verde, o que demonstrou que o vinho poderia ter amadurecido um pouco mais. Na boca, o Peñalolen Cabernet Franc mostrou-se persistente, com acidez média e taninos altos e apresentou notas de amoras, groselhas e pimenta. Acredito que este vinho deva melhorar muito se consumido daqui a  um ano.
O preço varia  nas lojas e na Internet  entre R$69 e R$85,00.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…