Première Bulle – Descendente do primeiro espumante do mundo

Espumante ou blanquette?Mais pela história do que pelo próprio vinho, gostei de conhecer o espumante Première Bulle Fushia n.1 Brut. Segundo relatos, foi em 1531 (portanto, um século antes de Dom Pérignon) numa região nos arredores de Limoux, no sul da França, que os monges beneditinos da Abadia de Saint Hilaire observaram pela primeira vez o aparecimento de bolhas em um vinho que eles deixaram fermentar em uma garrafa. Eles descobriram o segredo da segunda fermentação na garrafa, marcando assim o nascimento do primeiro vinho espumante do mundo. Hoje o Première Bulle é o descendente legítimo do primeiro vinho espumante do mundo, fazendo jus ao título de “Primeira Bolha do Mundo” (Première Bulle).
A bebida possui perlage (bolinhas de gás carbônico)  finas e persistentes e é bastante refrescante com notas de flores e frutas brancas. Como eu prefiro o sabor de leveduras e pão, típico dos champanhes, achei o Première Bulle muito delicado para meu paladar, mas ideal para quem aprecia vinhos espumantes mais frescos e frutados e a um preço justo. O Première Bulle Fushia n.1 Brut é encontrado em vários sites na internet. Em Brasília, é vendido na Adega Baco por R$92,00.
Esse vinho espumante é conhecido também como Blanquette de Limoux. E um detalhe interessante – para ser considerado um blanquette é necessário que haja refermentação natural na garrafa e ainda possuir 90% da variedade local de Limoux, a uva Mauzac
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Porto a Porto promove almoço harmonizado com vinhos da linha VOGA Itália

Participei de um evento memorável organizado pela Porto a Porto, onde tive a oportunidade de…

Curso Básico de Vinhos Nível 1 Intensivo de Férias

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABSDF) acaba de anunciar o Curso Básico…

Evento destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…