Stonewell 2006: Shiraz australiano caro, mas excelente!

Blog Vinho Tinto fala sobre StonewellEste é um vinho poderosíssimo, proveniente do Sul da Austrália, mais especificamente de Barossa Valley – local reconhecido mundialmente pela produção de ótimos vinhos. Tive a oportunidade de degustá-lo durante o evento Decanter Wine Show, realizado em Brasília-DF. Apesar do alto custo dessa preciosidade produzida pela renomada Peter Lehmann  (494 reais no Brasil ou 100 dólares lá fora) eu recomendo a bebida para quem puder comprá-la, mais precisamente para aqueles que já possuem conhecimentos suficientes em vinhos. Uma dica para os enófilos que não podem pagar o alto preço do Stonewell é tentar reunir alguns amigos ou confrades para ratearem o investimento  – com certeza, ninguém se arrependerá.

Stonewell é um dos Shirazes mais emblemáticos da Austrália e do mundo e, sem dúvida, um dos mais saborosos que já degustei. Ele é oriundo de vinhas velhas dos melhores vinhedos de Barossa (algumas datadas de 1885!) e trabalhado para obter minúsculos rendimentos, talvez, por isso, eu tenha considerado o vinho tão complexo em seus aromas e na boca (juro que só fiquei sabendo do detalhe das vinhas velhas depois de degustá-lo).  O vinho possui cor púrpura e é intenso no nariz com destaque para o aroma de frutas pretas maduras e especiarias.  Na boca, apesar da complexidade, é possível identificar as características de um autêntico Shiraz australiano de qualidade: frutas pretas, especiarias, além de notas de madeira.  A estimativa de guarda desse vinho, segundo o produtor, é de 20 anos.

No Brasil, o Stonewell pode ser encontrado na Enoteca Decanter, localizada em várias cidades do Brasil.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brazil Wine Challenge 2024: Recorde de Medalhas e Gran Ouro

O 12º Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) de 16 a…

Quatro vinhos e um espumante para beber no inverno

À medida que os dias frios se aproximam, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta uma seleção…

Grupo Wine Lança Vinícola “Entre Dois Mundos”

O Grupo Wine, líder no mercado brasileiro de vinhos e importações, lançou a “Entre Dois…

Semana de Rolha Free e Delícias

O brasiliense tem se tornado, cada vez mais, um apreciador de vinhos. Em resposta a…