Tellus Syrah 2015: um Syrah italiano delicioso!!!

Um vinho muito bom que experimentei esses dias e quero indicar pra vocês é o Tellus Syrah 2015. Ele é um italiano produzido no Lazio. Tem uma cor rubi com notas muito violetas, aromas intensos de frutas negras, especialmente mirtillo e cassis. Também apresenta toques terrosos. Na boca ele é persistente e redondo, com taninos marcantes, mas estruturados, e toques minerais e de pimentas negras. Passa por barrica de carvalhos durante muito pouco tempo, apenas cinco meses. É realmente um vinho fantátisco trazido para o Brasil pela Winebrands. Diria que é elegante e marcante, ao mesmo tempo. Custa em média R$115,00.

Tellus Syrah 2015: um Syrah italiano delicioso

Curisosidade

 

Tellus é a deusa romana da terra, sua garrafa, inspirada nas antigas garrafas do império romano, é diferente e chama a atenção é um pouco menor que as Bordeaux, mas um pouco mais “gordinha”. Seu rótulo, foi criado em 2009, é o quadro ganhador de um concurso com artistas no Castel Sant’Angelo, em Roma.

Sobre a Syrah

A Syrah  é uma das minhas uvas favoritas, é conhecida por produzir vinhos escuros e intensos com sabores de frutas pretas e especiarias. Normalmente, possui acidez média e taninos altos. Quando provenientes de locais de clima moderado produz vinhos muito escuros, secos, tânicos e com notas de pimenta do reino e violeta. Se originárias de locais mais quentes, os vinhos, apesar de tânicos, apresentam notas de especiarias doces (alcaçuz e cravos da Índia) e de chocolate. Ah! e contém grande quantidade de oxidantes que são benéficos para a saúde.

Esse Tellus Syrah harmoniza super bem com pratos com especiarias e  pratos de carnes vermelhas em geral.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…