Experiência colaborativa para elaborar vinhos

Adriano Roessler Viana, idealizador e sócio administrativo da Passio

Imagine participar ativamente de uma experiência colaborativa para elaborar vinhos, desde a escolha das variedades de uvas à decisão sobre o tempo de amadurecimento em barrica, para depois saborear a bebida em uma festa entre amigos ou em um jantar romântico?!

Essa é a proposta do winemaker gaúcho Adriano Roessler Viana, idealizador e sócio administrativo da Passio. Criada em 2021, a empresa elabora rótulos selecionados, explorando o terroir de três regiões vinícolas do Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha, Campanha e Serra do Sudeste), com foco no público de confrarias, hotéis-boutique, famílias, restaurantes e eventos corporativos.

O projeto colaborativo

O projeto teve início durante a pandemia, quando Adriano, geólogo de formação trabalhando há 36 anos na Petrobras, voltou do Rio de Janeiro para um período de home office em Porto Alegre, sua terra natal. “Tive a oportunidade de conhecer Santana do Livramento e, de cara, me apaixonei pela paisagem da Campanha Gaúcha. É um ambiente realmente espetacular, com aquelas coxilhas, cercadas de vinhedos e olivais. Voltei de lá querendo comprar um campo e plantar meu próprio vinhedo, sem imaginar o que isso acarretava em termos de investimentos”, recorda o empresário.

Sem a possibilidade de investir sozinho no cultivo de uvas, tampouco nos equipamentos necessários para o processo de vinificação, o geólogo saiu em busca de parceiros. Foi então que conheceu Giovanni Ferrari, enólogo da vinícola ArteViva, que logo demonstrou interesse pela ideia e aceitou elaborar os vinhos da Passio em sua estrutura produtiva, na cidade de Bento Gonçalves (RS).

“Me ocorreu que eu poderia compartilhar o risco de produção. Foi aí que eu chamei o pessoal da Confraria da Lua Cheia para o jogo. Desde 2017, me reúno com outros cinco amigos da Petrobras, sempre nas semanas de lua cheia. A gente procura um restaurante com terraço ou varanda, para curtir a Lua, tomar vinho e bater um papo. Então eu ofereci para os confrades a ideia de fazer um rótulo exclusivo para o nosso consumo. Foi assim que elaboramos nossos primeiros vinhos”, conta Adriano.

O portfólio da Passio conta, atualmente, com cinco rótulos, com produção média de 3,2 mil garrafas ao ano.  

Lançamentos em maio

Além dos produtos que já compõem o portfólio da empresa, dois novos rótulos chegam aos consumidores em maio. Um deles é o 33S-45N, nome que faz referência aos 33 graus de latitude Sul, onde fica Mendoza, na Argentina, e aos 45 graus de latitude Norte, onde se situa Bordeaux, na França. O produto é elaborado combinando 50% de Cabernet Sauvignon, cultivada em Santana do Livramento, e 50% de Malbec do Vale dos Vinhedos. O resultado é um vinho com aroma suculento de frutas vermelhas, associado a notas de tabaco, pimenta preta, trufas e especiarias, de cor rubi profunda.

“Passio é o latim de paixão. É o que a gente quer transmitir nos produtos: a paixão pela história do vinho, a paixão de quem está envolvido no processo de elaboração e também de quem degusta a bebida. Por isso o foco é sempre trazer vinhos diferenciados. Nossos tintos são sempre de corte, com essa pegada de oferecer o prazer de uma bebida elegante”, resume Adriano.

O segundo rótulo a ser lançado em maio é o 3 Terroirs, que traz um acento brasileiro para uma combinação que une o vigor dos vinhos do Napa Valley, na Califórnia, com a riqueza aromática dos vinhos uruguaios. O corte foi feito com Cabernet Sauvignon (80%), Tannat (8%), Marselan (7%) e Malbec (5%), combinando os terroirs da Campanha Gaúcha, do Vale dos Vinhedos e da Serra do Sudeste. “Essa diversidade geológica do Rio Grande do Sul confere características particulares para cada terroir, tornando esse vinho bastante robusto e complexo”, salienta o winemaker.

Os interessados em adquirir as cotas remanescentes da vinificação colaborativa podem aderir a uma das quatro modalidades: 10-20 garrafas; 21-30 garrafas; 31-50 garrafas; e 51-300 garrafas. Os valores são promocionais, até 55% abaixo do preço final de venda.

Para adquirir uma cota do financiamento, basta entrar em contato pelo site somospassio.com.br ou pelo perfil do Instagram @somospassio. Também é possível fazer contato por meio do WhatsApp (51) 99897-1408. 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brazil Wine Challenge 2024: Recorde de Medalhas e Gran Ouro

O 12º Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) de 16 a…

Quatro vinhos e um espumante para beber no inverno

À medida que os dias frios se aproximam, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta uma seleção…

Grupo Wine Lança Vinícola “Entre Dois Mundos”

O Grupo Wine, líder no mercado brasileiro de vinhos e importações, lançou a “Entre Dois…

Semana de Rolha Free e Delícias

O brasiliense tem se tornado, cada vez mais, um apreciador de vinhos. Em resposta a…